Descubra a profissão de personal shopper, uma carreira em ascensão que oferece um salário médio de R$ 7 mil. Saiba mais sobre essa carreira promissora!
O personal shopper é um profissional que oferece aos seus clientes compras personalizadas de diversos produtos. Com habilidades específicas e um olhar atento para as necessidades individuais de cada cliente, o personal shopper pode alcançar uma média salarial que ultrapassa os R$ 7 mil.
Em um cenário de crescente demanda por serviços exclusivos e personalizados, essa função tende a render uma carreira lucrativa e promissora.
Além de oferecer compras personalizadas, o personal shopper pode disponibilizar serviços como consultoria de estilo, colorimetria, organização do guarda-roupa ou closet e sugestões de presentes.
Segundo pesquisas da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a quantidade de pessoas dispostas a pagar por serviços e produtos personalizados tem aumentado. Para se ter uma ideia, a maioria dos consumidores, 73%, está disposta a desembolsar mais por produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos que sejam personalizados.
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A personalização, que anteriormente era exclusiva do mercado de luxo, passou a ser uma prática em processo de massificação, alcançando outros mercados adjacentes e novas classes sociais. Nesse contexto, o personal shopper encontra espaço para desenvolver suas atividades e ampliar seu escopo de atendimento e clientela.
De acordo com o Glassdoor, a média salarial variável de um personal shopper – ou seja, incluindo bônus, gorjeta e participação nos lucros, conforme os relatórios enviados à plataforma – é de R$ 7.200 no Brasil. Os valores podem variar entre R$ 2.400 e R$ 22.200. As estimativas de salários atualizadas em março de 2024 tiveram como base 141 salários enviados de maneira sigilosa ao Glassdoor por profissionais que desempenham a função no país.
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Para ser um personal shopper, é importante se manter atualizado em relação aos estudos. A profissão não exige uma graduação específica, mas é importante ter conhecimentos sobre os princípios que guiam o mundo da moda, estar atualizado em relação às marcas existentes, às tendências e aos estilos clássicos e contemporâneos.
Conhecer os diferentes tipos de corpo humano e os melhores tecidos e materiais disponíveis para se adequarem a diferentes eventos e situações também é uma habilidade relevante para a profissão. Além disso, ter sensibilidade cultural e estar antenado a assuntos como previsão de tendências, proporções, moda sustentável, teoria das cores e ética de consumo são outros aspectos importantes para um personal shopper oferecer um serviço satisfatório.
Como é necessário estabelecer uma relação de confiança com os clientes, é recomendável que os profissionais dessa área desenvolvam capacidades de comunicação. Ter atenção aos detalhes é outra habilidade necessária para esse profissional. Nesse universo, o networking também é fundamental, já que a relação com designers, retalhistas e estabelecimentos como lojas, butiques e brechós pode ser um diferencial no mercado e um caminho para atrair clientes.
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