A modalidade de trabalhar em casa em algum momento está cada vez mais inserida em companhias maiores; índice cai em empresas de pequeno porte
O home office, modalidade de trabalho na qual o profissional desenvolve atividades de casa, parece ganhar novos adeptos a cada ano. De acordo com pesquisa da Catho, consultoria on-line de recrutamento de profissionais, 37,2% dos brasileiros afirmam fazer home office em algum momento, enquanto 62,8% não costumam cumprir a jornada de trabalho de casa.
Embora o percentual de trabalhadores que fazem home office em algum momento seja relativamente grande, a quantidade da modalidade ainda é bastante distribuída e a maioria faz poucas vezes. Daqueles que fazem a modalidade, 37,8% trabalham de casa de uma a duas vezes por semana, 34,7% fazem menos de um dia por semana, 16% mais de três e 11,6% de duas a três vezes.
E quando olhamos os números por porte de empresas, fica claro que a cultura de home office está mais inserida em companhias maiores. A quantidade de pessoas que afirmam trabalhar de casa em algum momento diminui gradativamente conforme o porte da empresa. Para as grandes, são 39,9% sim e 60,1% não, enquanto para as micros o cenário é de 34% sim e 66% não.
“Principalmente em grandes cidades, onde o trânsito intenso é uma realidade, o home office aparece como uma modalidade benéfica para empresas e profissionais. A casa do trabalhador jamais substituirá a empresa física, porém, a boa distribuição entre dias trabalhando de casa e na empresa pode auxiliar na melhora da gestão do tempo e, consequentemente, no rendimento do profissional”, afirma Fabrício Kuriki, coordenador de pesquisa e estratégia da Catho.
LEIA TAMBÉM
O levantamento contou com 26.459 respondentes de todo o Brasil. Do total de participantes, 65% estão empregados, sendo que 35,9% são de grandes empresas, ou seja, com mais de 500 funcionários.
Siga o JC Concursos no Google News
Pesquisa
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa,
Operacional
Escolaridade: Alfabetizado,
Ensino Fundamental,
Ensino Médio,
Ensino Técnico,
Ensino Superior,
Não informado
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC,
AL,
AM,
AP,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MG,
MS,
MT,
PA,
PB,
PE,
PI,
PR,
RJ,
RN,
RO,
RR,
RS,
SC,
SE,
SP,
TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.