Conhecer o próprio talento é vital para o sucesso

93% acredita que ter o conhecimento das principais habilidades é um fator decisivo para a carreira

Douglas Terenciano
Publicado em 20/08/2015, às 11h13

Em recente pesquisa realizada pela Etalent com apoio da Catho, cerca de 43% dos profissionais brasileiros responderam que já conhecem o seu talento. Deste montante, 93% acredita que ter o conhecimento das principais habilidades é um fator decisivo para a carreira. Ter noção dos talentos pode gerar duas grandes oportunidades.

Vantagens

A primeira é o autodesenvolvimento, ou seja, a partir do momento em que se exerce o conhecer próprio, aumenta as chances de identificar os pontos fortes e fracos de cada perfil. A partir daí, os pontos fracos podem ser aperfeiçoados e os fortes aprimorados.

A segunda vantagem é desenvolver uma carreira, já que quando se adquire ciência sobre o talento, se pode não apenas potencializá-lo como também correlacioná-lo com algum cargo, tanto no que desempenha atualmente quanto no desejado. Assim, é possível aproveitar a oportunidade para se desenvolver e alcançar a profissão esperada.

Sucesso

Ainda de acordo com a pesquisa, a crença de que conhecer o seu verdadeiro talento é algo importante para ter sucesso tanto na vida pessoal como na profissional é praticamente unânime. “Muitas pessoas se dizem infelizes em sua trajetória profissional, mas ao mesmo tempo confessam que não conhecem seu principal talento. Saber sobre seu talento é fundamental para a felicidade na carreira, pois quando o indivíduo sabe qual cargo está mais de acordo com o seu perfil, mas perto ele está do sucesso”, afirma Jorge Matos, presidente da Etalent.

Comentários

Mais Lidas