MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Pesquisa revela que um terço dos jovens brasileiros são da geração "nem-nem"

Pesquisa da Catho revela que a grande maioria desses jovens brasileiros nem-nem ainda estão em busca de um emprego e quase 30% deles desejam fazer um curso de duração rápida

Pesquisa revela que um terço dos jovens brasileiros são da geração "nem-nem"
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 01/06/2023, às 11h23

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma pesquisa realizada pela Catho, um marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos, revelou que o perfil da juventude brasileira em relação aos estudos e ao trabalho está abaixo do esperado. De acordo com os resultados, 33,3% dos jovens não exercem nenhuma atividade, ou seja, não trabalham nem estudam, o que caracteriza o termo "nem-nem".

O levantamento também apontou que 32,40% dos entrevistados consideram a falta de oportunidades como o maior desafio para conseguir um emprego, enquanto 28,50% destacam a competição acirrada por vagas.

+Company Hero abre processo seletivo para dez vagas em São Paulo

Esses números refletem a realidade preocupante dos jovens brasileiros, já que o Brasil é o segundo país com o maior percentual de jovens "nem-nem", segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Com uma taxa de 35,6% nessa faixa etária, o país fica atrás apenas da África do Sul, que registra 36%.

A pesquisa também abordou a intenção dos jovens em conquistar uma oportunidade de emprego ainda este ano. Surpreendentemente, 97,27% dos entrevistados afirmaram estar procurando ativamente por um emprego. 

+Soulan oferece 80 vagas para gerente de negócios na Cielo; veja requisitos

Em relação aos estudos, 27,30% demonstraram interesse em se matricular em um curso livre de formação rápida, enquanto 19,18% revelaram não ter interesse em estudar.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.