MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

39% dos brasileiros estão felizes no trabalho

O estudo foi realizado com base em 10.893 entrevistas, realizadas por meio de questionário eletrônico, entre os dias 19 e 29 de agosto deste ano

Douglas Terenciano
Publicado em 22/10/2015, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

De acordo com pesquisa realizada pela Etalent, em parceria com a Catho, ambos especializadas em recrutamento de profissionais on-line, 39% dos profissionais brasileiros se declaram felizes em seu atual trabalho. O grau de satisfação na ocupação atingiu 61,3 pontos, em uma escala de 0 a 100, em que a escala 50 divide as barreiras entre otimismo e pessimismo, felicidade e infelicidade.

Com pontuação de 60,4, a região sudeste do país aparece como a menos satisfeita, abaixo da média nacional de 61,3 pontos. Já em relação ao sul do Brasil, o grau de satisfação com o trabalho atingiu 62,3 pontos. Nas regiões norte, nordeste e centro-oeste o índice foi de 64,4 pontos.

O estudo aprofundado do perfil do candidato antes da contratação é um aspecto relevante para o aumento ou diminuição dos índices de satisfação no trabalho, afirma Jorge Matos, presidente da Etalent. "Analisar o comportamento do indivíduo e uni-lo com o comportamento que a vaga exige é fundamental para o processo de seleção ser eficiente. Dessa maneira, tanto a companhia como o candidato ficam satisfeitos", explica.

Salários

Outro ponto tratado na pesquisa é o nível mais alto de satisfação de profissionais com salários maiores. Segundo a amostra, a média de satisfação dos trabalhadores que recebem abaixo de R$ 2 mil é de 58,5%, enquanto quem recebe acima desse valor tem satisfação de 62,4 pontos. "Aspectos como as oportunidades de desenvolvimento, o ambiente, a rotina de trabalho, relacionamento com colegas e gestores, além da remuneração são os principais componentes da satisfação do profissional", afirma Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho.

O estudo também avaliou o nível de satisfação em relação a empresa em que o profissional atua. Em uma escala de 0 a 100, o índice ficou em 64,8 pontos.

“Muitas pessoas se dizem infelizes em sua trajetória profissional, mas ao mesmo tempo confessam que não conhecem seu principal talento. Saber seu talento é fundamental para a felicidade na carreira, pois quando o indivíduo sabe qual cargo está mais de acordo com o seu perfil, mas perto ele está do sucesso”, finaliza Jorge Matos.  

A pesquisa foi realizada com base em 10.893 entrevistas, realizadas por meio de questionário eletrônico, entre os dias 19 e 29 de agosto deste ano.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Pesquisa

Pesquisa
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Operacional
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior, Não informado
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

21/10/2016 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.