Pesquisa da Trabalhando.com aponta que mais da metade dos profissionais que se desligam de uma empresa acabam voltando.
Segundo pesquisa da Trabalhando.com com mais de 800 pessoas, mais da metade dos profissionais que se desligam de uma empresa acabam voltando depois de algum tempo.
A pesquisa, que foi realizada com homens e mulheres, aponta que 56% dos trabalhadores que saíram ou foram demitidos acabaram retornando a mesma empresa. O motivo deste retorno para 42% foi por terem recebido convite para voltar e 14% por terem se arrependido de sair. Dos 44% restantes, 37% nunca pediram ou foram convidados a voltar e 7% até tentaram retornar, mas não foram aceitos.
De acordo com Renato Grinberg, diretor-geral da Trabalhando.com, os números demonstram dois pontos, sendo que o primeiro é por parte das empresas, pois com o apagão da mão de obra, profissionais muito capacitados estão em escassez. O segundo fator importante é que atualmente o mercado de trabalho está aquecido e o profissional acaba se precipitando ao tomar uma decisão e se arrepende. “Muitas vezes o profissional toma a decisão de deixar a empresa com a ilusão de que tudo será melhor na outra empresa, mas com o passar do tempo acaba descobrindo que não existe lugar perfeito”, explica.
O diretor comenta que as companhias também devem avaliar bem o funcionário antes de demiti-lo. “Algumas empresas demitem seus funcionários para contratar profissionais que custam menos e voltam atrás nessa decisão por não conseguirem encontrar outro tão capacitado. Muitas vezes, o barato sai caro”, ressalta.
LEIA TAMBÉM
Douglas Terenciano/SP
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.