O Ministério da Previdência anuncia aumento do prazo de pagamento do crédito consignado do INSS de 84 para 96 meses. Medida visa aliviar as parcelas e beneficiar aposentados, pensionistas e famílias do BPC
Aposentados, pensionistas e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) terão mais tempo para quitar seus empréstimos consignados. O Ministério da Previdência Social anunciou na última quarta-feira (5) que o prazo de pagamento das parcelas será ampliado de 84 para 96 meses, ou seja, de sete para oito anos.
A mudança, que entra em vigor a partir de hoje (6) com a publicação de uma instrução normativa, visa aliviar o valor das prestações e facilitar a vida dos beneficiários.
De acordo com o ministro Carlos Lupi, a decisão iguala o prazo do consignado do INSS ao praticado para servidores públicos.
“Estamos acompanhando esse prazo e com isso esperamos aliviar um pouco o peso da prestação. Chegamos à decisão no começo deste ano pela quantidade de empréstimos consignados que existe, mais de 16 milhões, e pelo aperto que as pessoas passam”, explicou Lupi em entrevista coletiva.
LEIA TAMBÉM
A medida beneficia não apenas quem já possui crédito consignado tradicional, mas também os usuários do cartão de crédito consignado e do cartão consignado de benefício. Além disso, os segurados poderão renovar o crédito com mais 12 meses de prazo para pagar, totalizando até 108 meses (nove anos) de financiamento.
O aumento do prazo ocorre pouco mais de um mês após o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovar o reajuste no teto de juros do crédito consignado. As taxas para empréstimos pessoais subiram de 1,66% para 1,8% ao mês, enquanto o teto do cartão de crédito consignado foi mantido em 2,46% ao mês.
O reajuste foi motivado pelos recentes aumentos na Taxa Selic, que atualmente está em 13,25% ao ano. Com a alta dos juros básicos, os bancos haviam reduzido a oferta de crédito consignado, pressionando por um teto maior de 1,99% ao mês. Apesar da elevação, o ministro evitou comentar se haverá novos reajustes, mesmo com a expectativa de mais um aumento da Selic em março.
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito controlada pelo Ministério da Previdência Social, que permite o desconto das parcelas diretamente da folha de pagamento do beneficiário.
Atualmente, aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS podem comprometer até 45% do benefício com o consignado, sendo 35% para empréstimos pessoais, 5% para o cartão de crédito consignado e 5% para o cartão de benefício.
*trechos com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsempregosMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.