MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Prefeitura SP abre 2 mil novas vagas para mães de alunos trabalharem nas escolas da capital

As selecionadas no processo seletivo da Prefeitura SP irão atuar nas escolas junto a projetos de hortas pedagógicas; inscrições estão abertas

Sede da Prefeitura SP, no centro da capital
Sede da Prefeitura SP, no centro da capital - Divulgação
Douglas Terenciano

Douglas Terenciano

douglas@jcconcursos.com.br

Publicado em 01/08/2023, às 09h53 - Atualizado às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Prefeitura SP abriu na última sexta-feira, 28 de julho, as inscrições para 2 mil novas vagas para participar do Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs, na modalidade Guardiãs da Alimentação Escolar. As interessadas devem preencher o formulário on-line até as 17h desta terça-feira, 1º de agosto.

“O programa Mães Guardiãs é uma iniciativa de sucesso da Prefeitura, que une a geração de renda, capacitação profissional e o fortalecimento de vínculos dessas mulheres com seus filhos e a comunidade escolar. Vamos para mais uma etapa de um programa que foi iniciado durante a crise pandêmica, já passou por reformulações para combater a evasão escolar e agora passa a contar com uma nova modalidade voltada à alimentação dos alunos da rede escolar, trazendo novas experiências para as participantes”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O novo grupo também terá apoio da Coordenação de Agricultura da Prefeitura a fim de orientar nas questões técnicas para a melhor produtividade das hortas”, complementa.

De acordo com a Prefeitura SP, as interessadas precisam seguir critérios como idade entre 18 e 59 anos, ser moradoras da capital, desempregadas há mais de quatro meses e não estar recebendo neste momento o seguro-desemprego. Outras exigências são renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família e ter filho matriculado na rede municipal de ensino ou pertencer à comunidade escolar, como avós, cuidadoras e responsáveis legais pelos bebês, crianças e adolescentes matriculados na rede municipal. Também serão analisados a escolaridade a partir do ensino fundamental incompleto, comprovantes de vacinação contra Covid-19, entre outros documentos.

Mães nas escolas: pré-requisitos para participar da seleção

  • Ter entre 18 e 59 anos;
  • Residir na cidade de São Paulo;
  • Estar desempregada há mais de quatro meses e não estar recebendo seguro-desemprego;
  • Ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família;
  • Estar com a situação cadastral do CPF regular junto à receita federal.

Com a nova etapa, o POT Mães Guardiãs foi ampliado de 5 mil vagas para 7 mil beneficiárias atuando na rede municipal de ensino em atividades de melhoria de convivência escolar. As participantes contam com bolsa auxílio no valor de R$ 1.386 e desempenham atividades de segunda a sexta-feira, com carga horária de 30 horas semanais, sendo seis por dia.

A iniciativa realizada pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Educação teve início em 2021, durante a volta às aulas na rede municipal de ensino, na fase crítica da pandemia, com o objetivo de garantir a aplicação dos protocolos de saúde aos alunos. No POT Mães Guardiãs da Alimentação Escolar as beneficiárias irão atuar no apoio das atividades escolares nas hortas mantidas pelas unidades, contribuindo com a conscientização dos alunos sobre problemas ambientais, questões de sustentabilidade, além de melhoria de hábitos alimentares saudáveis. Elas também atuarão na disseminação de uma cultura de paz e não violência, acolhimento dos estudantes e estreitamento de laços entre unidades escolares e comunidades.

“O trabalho das Mães Guardiãs é de grande importância para a vida escolar dos estudantes e estreitamento de laços entre comunidade e unidade educacional. São ações diárias que contribuem para o pleno desenvolvimento e crescimento dos mais de 1 milhão de alunos matriculados na rede municipal de ensino”, afirma Bruno Correia, secretário adjunto da Educação Municipal.

Como se inscrever para trabalhar nas escolas da Prefeitura SP?

Até esta terça-feira, 1º de agosto, as mulheres interessadas em participar do Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs podem se cadastrar no site www.bit.ly/potmaesguardiashortas. No formulário será necessário fornecer os dados pessoais, indicar a região de moradia e local que deseja trabalhar a fim de facilitar o cruzamento de informações pela equipe do Cate.

De acordo com a Prefeitura SP, após o recebimento das informações, a equipe do Cate realizará uma triagem para poder convocar ainda em agosto as mulheres que atenderem às exigências do POT. Nessa ocasião, as pré-selecionadas entregam os documentos exigidos, comprovando as informações necessárias para a assinatura do termo de compromisso e responsabilidade nas unidades do Cate.

As mulheres atuarão no projeto pelo período de 12 meses, com possibilidade de renovação pelo mesmo período. As beneficiárias que passarem na seleção irão atuar em equipamentos como EMEIs, Ciejas e CEIs distribuídos em 13 Diretorias Regionais de Educação na Capital, num raio de dois quilômetros entre a residência e o local das atividades. A nova turma vai receber capacitação on-line pelo Portal do Cate e também apoio na formação em temáticas ligadas à área pela Secretaria Municipal de Educação.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Cate 2024

Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo
Vagas: 700
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Analista, Assistente, Vendedor, Porteiro
Áreas de Atuação: Administrativa, Saúde, Educação, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: Prefeitura de São Paulo
Estados com Vagas: SP
Cidades: São Paulo - SP

+ Agenda

01/01/2021 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/12/2024 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
empregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.