MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Prefeitura SP oferece 20 mil vagas em cursos de TI da Amazon e Meta

De acordo com a Prefeitura SP, o Portal Tech tem a missão de capacitar 50 mil pessoas em tecnologia até o fim de 2023

Prefeitura SP oferece vagas em cursos da Amazon e Meta
Prefeitura SP oferece vagas em cursos da Amazon e Meta - Divulgação
Douglas Terenciano

Douglas Terenciano

douglas@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/03/2023, às 10h26 - Atualizado às 10h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Prefeitura SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, lançou na última quinta-feita, 2 de março, uma colaboração inédita de capacitação com a Amazon Web Services (AWS). O Porta Cate conta com 20 mil vagas gratuitas de qualificação em computação em nuvem, introdução à programação, metaverso e marketing digital, realizados por meio do Portal Tech, programa criado pela equipe de treinamentos massivos da AWS e pela Meta.

De acordo com a Prefeitura SP, o Portal Tech tem a missão de capacitar 50 mil pessoas em tecnologia até o fim de 2023. Destas vagas, 20,5 mil serão preenchidas por meio da plataforma Cate: www.cate.prefeitura.sp.gov.br. A colaboração entre Prefeitura, AWS e Meta tem o intuito de facilitar o acesso à capacitação de jovens e adultos que possuem interesse em atuar neste mercado, além do foco de aumentar a participação em tecnologia de grupos, hoje sub-representados, como mulheres, negros e comunidade LGBTQIA+.

Além das vagas no Portal Tech, a equipe de treinamentos massivos da AWS oferecerá um curso de fundamentos de computação em nuvem e dará vouchers gratuitos da certificação AWS Cloud Practitioner para 500 alunos formados em cursos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Fundação Paulistana. O AWS Cloud Practitioner é a certificação inicial da AWS que garante que a pessoa certificada tenha o entendimento de como funciona a nuvem e esteja apta para utilizar os principais serviços, e os certificados da AWS tendem a aumentar a empregabilidade e os níveis salariais de profissionais de tecnologia. De acordo com pesquisa da Enterprise Strategy Group, que ouviu mais de 1.000 pessoas certificadas, 74% dos entrevistados relataram salários mais altos como resultado das certificações.

As iniciativas de colaboração entre a AWS e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho fazem parte de um acordo assinado com a Prefeitura de São Paulo no final do ano passado. “Para nós é motivo de muito orgulho reforçar o nosso trabalho com marcas de peso e expressão como a Amazon Web Services, ainda mais quando a proposta é capacitar gratuitamente a população paulistana no setor de tecnologia, que é prioritário para o prefeito Ricardo Nunes”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Em parcerias assim, todos saem ganhando: o cidadão, que recebe uma capacitação de qualidade e gratuita; a empresa, que poderá contar com a formação de bons profissionais; e a cidade de São Paulo, que fomenta o desenvolvimento do setor de tecnologia, impulsionando a geração de emprego e renda, especialmente para as pessoas que não teriam oportunidade de ter acesso a esse tipo de curso”, finaliza.

Atende profissionais de todas as áreas

Desenvolvido para atender profissionais de todas as áreas, pequenos empreendedores, estudantes ou qualquer pessoa interessada em aprender e trabalhar com tecnologia, a colaboração vai oferecer quatro opções de capacitação, sendo elas: Computação em Nuvem; Curso de Cloud Practitioner; Marketing Digital e Metaverso; e Introdução à programação.

"Essa capacitação é um passo importante na trajetória profissional de qualquer pessoa que deseja ingressar em uma carreira na área de tecnologia e a AWS tem muito orgulho em poder fazer parte dessa iniciativa. Hoje em dia, as habilidades voltadas aos serviços de computação em nuvem, além de ajudarem a dar mais um passo rumo ao sucesso profissional, têm sido muito valorizadas pelas empresas. Com o avanço da adoção das novas tecnologias, profissionais com conhecimentos avançados sobre a nuvem têm mais chances de encontrar oportunidades em organizações de diversos setores e tamanhos, além da possibilidade de se destacarem em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo", diz Paulo Cunha, diretor para o Setor Público da AWS no Brasil.

Saiba mais sobre os cursos oferecidos

  • Descubra a Computação em Nuvem: a tecnologia que tem sido utilizada em grande volume por empresas de todos os tamanhos por conta do custo e da inovação aplicada quase que instantaneamente. Neste curso, o aluno aprenderá um pouco sobre o que é a nuvem e como ela funciona, seus benefícios, aplicação nos serviços da AWS, modelo de responsabilidade compartilhada e aspectos básicos de segurança. Os encontros serão mensais, entre fevereiro e maio, sendo 4 horas por aula.
  • Aprenda sobre Marketing Digital e Metaverso: por meio da plataforma Blueprint, da Meta, o curso apresenta o valor que a publicidade possui e como as ferramentas do grupo Meta podem oferecer para diferentes tipos de negócios.
  • Introdução à programação: um guia para iniciantes sem conhecimentos prévios ou experiências com tecnologia. Ao todo, a opção oferece 250 horas de formação iniciada em HTML e CSS, JavaScript e Banco de Dados durante 4 meses. Além disso, os alunos receberão orientações sobre lógica imperativa e habilidades técnicas e socioemocionais. Os participantes que apresentarem as melhores performances na trilha de estudo receberão vouchers gratuitos para fazer as provas de certificações da AWS Cloud Practitioner e da Blueprint, e serão conectados à potenciais vagas de emprego no setor de tecnologia.
  • Curso de AWS Cloud Practitioner e vouchers de certificação: Fundamentos de computação em nuvem e preparação para o exame de certificação AWS Cloud Practitioner.

Como se inscrever nos cursos gratuitos?

Todas as opções são gratuitas e integralmente on-line. Para se candidatar em um dos cursos, o interessado deve se cadastrar no Portal Cate, selecionar o curso desejado e seguir os passos de introdução. Cada curso possui requisitos diferentes e limite de participantes. Acesse gratuitamente no link: www.bit.ly/novoscursosportalcate.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Cate 2024

Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo
Vagas: 700
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Analista, Assistente, Vendedor, Porteiro
Áreas de Atuação: Administrativa, Saúde, Educação, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: Prefeitura de São Paulo
Estados com Vagas: SP
Cidades: São Paulo - SP

+ Agenda

01/01/2021 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/12/2024 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
empregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.