MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Prefeitura SP oferece diversas atividades gratuitas com foco no empreendedorismo

As diversas unidades Teias, da Prefeitura SP, organizam palestras, cursos, oficinas e eventos sobre os mais variados temas e áreas de atuação

Edifício da Prefeitura de São Paulo, no centro da capital
Edifício da Prefeitura de São Paulo, no centro da capital - Divulgação
Douglas Terenciano

Douglas Terenciano

douglas@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/02/2024, às 10h23

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os Teias, espaços de trabalho colaborativos da Prefeitura de São Paulo, divulgam a agenda mensal de atividades em fevereiro de 2024, sendo a primeira do ano, após o período de recesso. As diversas unidades organizam palestras, cursos, oficinas e eventos sobre os mais variados temas e áreas de atuação, começando nesta sexta-feira, 2 de fevereiro.

Os Teias são gerenciados pela Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e disponibilizam ao público o acesso gratuito a uma infraestrutura com internet, computadores, mesas de reunião e copa – além do calendário de atividades. “Iniciando mais um ano de programação, a rede Teia vai crescendo e garantindo espaços de qualidade para o desenvolvimento profissional de cidadãos de todas as idades e de empreendedores”, pontua Aline Cardoso, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a rede está presente em todas as regiões da cidade, com foco em áreas periféricas. Neste mês, muitas unidades se concentram em dar suporte aos MEI (Microempreendedores Individuais) que precisam realizar a Declaração Anual de Rendimentos DASN-MEI, com mutirões de assistência contábil e tira-dúvidas. Além disso, há palestras, cursos e oficinas nas áreas de saúde, tecnologia, estética, costura, empreendedorismo e aprimoramento pessoal.

Para as programações que precisarem de inscrição, elas podem ser feitas por meio deste link, após o cadastro. Vale ressaltar que as diversas unidades Teias organizam palestras, cursos, oficinas e eventos sobre os mais variados temas e áreas de atuação, começando nesta sexta-feira, 2 de fevereiro.

Confira programação das atividades da Prefeitura de São Paulo

Zona Sul - O Teia Parelheiros, na zona sul da capital, conta com uma sequência de atrações que começa com o curso “Estratégias para Prosperar Financeiramente, do Básico ao Avançado”, no dia 2 (sexta-feira), das 13h15 às 15h15. Na semana seguinte, tem o curso de tricô, nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, das 14h às 16h. Para ambos, as inscrições podem ser feitas até antes da primeira aula.

No mesmo local, no dia 9, os profissionais da UPA do Jardim Silveira realizam uma palestra sobre a prevenção de ISTs e métodos anticoncepcionais. Depois, no dia 20, das 9h às 11h, tem o Café com Negócios, um encontro para os empreendedores de região conversarem, trocarem informações e cartões de visitas; além disso, o evento também conta com atendimento aos MEIs pelos profissionais da Ade Sampa.

No dia seguinte (21), das 9h às 12h, a unidade oferece o curso de “Auto-cuidado na Estética Facial para saúde e beleza da pele”, com inscrições até a data. E no dia 27, das 9h30 às 12h30, um workshop para empreendedores, com o tema “Redes Socias, parceria comercial”, que ensina a usar o ambiente digital a favor do seu negócio.

Mudando de unidade, o Teia Grajaú, no dia 8, das 9h às 17h, o realiza o Mutirão da Declaração Anual MEI, com especialistas de plantão para orientar a todos os microempreendedores sobre como realizar as declarações corretamente, com acesso livre. Já o Teia Jd. Edite oferece a palestra “Como criar conteúdo que atrai clientes”, no dia 17 às 10h. O foco é apresentar três passos para se sobressair no Instagram com base no Método MPC, criado por Carolina Mello. Inscrições até o dia 15.

O Teia Santo Amaro é outro que oferece uma variedade de programações, começando no dia 21, das 10h às 11h30, com a palestra “A importância de ser MEI”. No dia 23, outra palestra, no mesmo horário, dessa vez sobre “Finanças Pessoais”. Mas atenção: as inscrições vão só até o dia 9. Do dia 26 ao dia 29, a unidade também realiza o mutirão em suporte aos MEIs que precisam realizar as declarações anuais, das 8h às 17h; não é necessário inscrição prévia.

O Teia Três Lagos possui duas agendas, ambas no dia 26, das 10h às 12h. Uma é o Café com Negócios que conta com atendimento MEI, tanto para quem já é como para quem já é como para quem está pensando em abrir o cadastro. A outra é a palestra “O que não te desafia, não lhe transforma”, que tem como objetivo conscientizar as pessoas de que ficar na zona de conforto pode ser um risco que impede o desenvolvimento e a realização dos sonhos.

Zona Leste - Indo para a zona leste, o Teia Cidade Tiradentes também oferece o mutirão de suporte para a Declaração Anual DASN-MEI, entre os dias 18 a 28 de fevereiro, das 10h às 17h, com acesso livre. No dia 29, a unidade ainda promove outro dos encontros Café com Negócios, das 9h às 11h, conectando empreendedores da região.

No Teia Heliópolis, a programação do mês inclui a oficina “Cuidando das suas redes sociais”, dia 15, das 15h às 17h, em que os gestores Elaine Vital (que também é apresentadora do podcast PodEmpreender Helipa) e Rodrigo Moreira ensinam como promover negócios digitalmente; inscrições até o dia 13.

No dia seguinte (16), das 14h às 16h, é a vez da unidade sediar o Café com Negócios, em que a conversa será sobre conversar sobre dificuldades e inovações de negócios, criando um network para empreendedores periféricos; com inscrições até o dia 14. No dia 21, tem mais uma oficina, das 14h às 16h. Devido ao grande interesse por podcasts na comunidade do Heliópolis, a equipe do SampaCast, junto com o Teia Heliópolis, realiza o workshop “Como criar seu podcast”. Lá, os participantes aprendem como determinar o tema, equipamentos necessários e até a parte de edição de áudio ou vídeo.

Zona Norte - O Teia Taipas oferece a primeira palestra do ano no dia 6, das 8h às 16h30, sobre a área de Portaria e Controladoria de Acesso. O objetivo é capacitar os profissionais nas principais rotinas do porteiro e controlador de acesso, visando o qual o perfil ideal do profissional, marketing pessoal, etiqueta social, conhecimentos básicos e fundamentos de diversas habilidades.

O Teia Jaçanã, por sua vez, tem dois workshops na programação. No dia 19, das 9h30 às 17h, para quem quer entrar área o ramo da estética, a “Oficina de Beleza - Manicure e Pedicure” capacita o profissional a aplicar técnicas básicas adequadas à legislação vigente e possibilita grandes oportunidades para o empreendedorismo. Já no dia 29, das 10h às 17h, o Sebrae oferece a “Oficina de Finanças - Gestão Financeira”, para ajudar donos de negócios a colocar as contas em ordem.

Zona Oeste - O Teia Butantã, no dia 28, das 14h às 15h, traz a palestra “Explore o Canva”, em que será possível conhecer ferramentas de edição, para a criação de identidade visual do seu negócio e auxiliar no marketing digital diário. Neste caso, as inscrições podem ser feitas por meio deste formulário.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.