Ter equilíbrio é essencial durante processo seletivo

Analistas da assessoria de recursos humanos do CIEE de Pernambuco explicam que em qualquer seleção é importante que haja um equilíbrio entre as competências técnicas e comportamentais

Douglas Terenciano
Publicado em 19/02/2016, às 10h29

Em tempos de crise, conquistar uma vaga de estágio pode ser o início de uma carreira promissora, já que muitas empresas oferecem a possibilidade de efetivação após a conclusão de curso do estudante. Para que isso aconteça, é fundamental que o candidato se prepare para enfrentar os tradicionais processos seletivos, cada vez mais complexos e acirrados.

Dica

Analistas da assessoria de recursos humanos do CIEE de Pernambuco explicam que em qualquer seleção é importante que haja um equilíbrio entre as competências técnicas e comportamentais. “É importante lembrar que no processo seletivo para estágio não é cobrada a experiência do candidato, já que o estágio é a ferramenta para que ele adquira a ‘bagagem’ no mercado de trabalho”, afirma a analista de recursos humanos do CIEE/PE, Patrícia Fernanda Santos.

A especialista diz que no processo seletivo são levadas em consideração competências técnicas e comportamentais, mas que o fundamental é que exista um equilíbrio entre as duas. “Na seleção para estágio não é cobrado tanto o conhecimento técnico, dando ênfase ao aspecto comportamental, já que é no programa de estágio onde o estudante aprimora o a teoria dada em sala de aula, exercendo a prática, dentro ambiente de trabalho. É nela (prática) que se desenvolve o conhecimento técnico”, completa.

Pesquisa

Um levantamento feito pelo CIEE-PE, com base nas últimas seleções realizadas, apontou que das competências técnicas o programa Excel e escrever bem foram os mais requisitados pela empresa. No campo comportamental, relacionamento interpessoal, proatividade e comprometimento estão na lista.

Cadastre seu currículo por 7 dias gratuitos para concorrer a vagas de emprego

Uma parte importante da seleção é a apresentação do currículo, que geralmente é enviado antes do encontro com os selecionadores. Quem pesquisa informações sobre a empresa e seu ramo de atuação pode levar vantagem. “Não adianta ter um bom currículo e na hora da seleção não se sair bem”, afirma Patrícia.

E na dinâmica de grupo, o que fazer? “Não existe fórmula para se sair bem nas dinâmicas de grupo. É importante que os candidatos tenham atenção nas orientações passadas pelo selecionador, no momento da apresentação da dinâmica. Apenas o selecionador sabe o que vai ser avaliado nos candidatos no momento da execução das atividades”, comenta Rafaella Albuquerque, assistente de recursos humanos do CIEE/PE.

Vagas

Vale ressaltar que o CIEE de Pernambuco oferece diversas vagas de estágio para estudantes de níveis médio, técnico e superior. Para participar das seleções basta cadastrar currículo no site www.ciee-pe.org.br. Há oportunidades disponíveis nas localidades de Recife, Ilha do Retiro, Boa Vista, Pina, Imbiribeira, Piedade, Espinheiro, Casa Forte, Rio Doce, Redenção, Candeias, Aflitos, Santo Antonio, Capibaribe, Prado, Aguazinha, dentre outras regiões.

Comentários

Mais Lidas