MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Procura por cargos de gerência e diretoria cresce 77% no primeiro trimestre de 2024

A demanda por gerentes e diretores nas empresas brasileiras aumentou 77% no primeiro trimestre de 2024, com destaque para os setores de finanças, mineração, agronegócio e varejo e bens de consumo

Procura por cargos de gerência e diretoria cresce 77% no primeiro trimestre de 2024
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/05/2024, às 10h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A demanda por gerentes e diretores nas empresas brasileiras aumentou 77% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2023. É o que aponta levantamento do Grupo Hub, consultoria de RH com soluções de recrutamento e seleção e desenvolvimento de pessoas.

Segundo dados da consultoria, embora a movimentação apareça em todos os setores, se destacam de forma expressiva finanças, mineração, agronegócio e varejo e bens de consumo. Para os especialistas do Grupo Hub, a demanda maior por cargos de liderança casa com o atual cenário econômico, em que os principais indicadores macroeconômicos caminham de lado, ainda assimilando o primeiro ano da atual equipe de governo.

Este comportamento vem se confirmando desde o final de 2023. Ano passado tivemos crise de crédito e layoffs. Com a projeção do PIB deste ano ainda em desaceleração em comparação ao ano anterior, as companhias estão em busca dos melhores talentos para enfrentarem cenários mais desafiadores. Por exemplo, no cenário atual, uma fábrica dificilmente abrirá centenas de vagas. Porém, a mesma fábrica pode estar buscando um grande executivo para maturar seu negócio”, aponta Fernando Guedes, sócio sênior do Grupo Hub.

A reboque das questões macroeconômicas, o Grupo Hub também atenta para o fato de estarmos presenciando um maior número de posições executivas abertas já no primeiro trimestre de 2024. “Essas movimentações são cíclicas e normalmente se intensificam a partir de abril e maio de cada ano, já que muitos profissionais preferem esperar as bonificações caírem para se movimentarem. Essa antecipação é outro indício de que as oportunidades no topo da pirâmide corporativa serão mais frequentes em 2024”, ressalta Guedes.

No mercado financeiro, em que as bonificações são pagas no início do ano, já é possível notar movimentações imediatas no mês de abril, com o pico das contratações tendendo a acontecer em junho. “O segmento financeiro acaba sendo um bom termômetro da economia local e global. As empresas estão de olho em executivos para elevarem a eficiência de suas operações”, complementa Fernando Perroni, novo sócio do Grupo Hub.

De acordo com Perroni, os segmentos de mineração e agronegócio, por sua vez, estão demandando profissionais com forte expertise em economia global para entender a dimensão de possíveis impactos da crise norte-americana no país. Já no varejo, a palavra de ordem é criatividade para um setor em recuperação, com uma inadimplência considerável e poder de compra da população reduzido.

Ainda segundo Perroni, com a importância crescente da agenda ESG, as empresas têm exigido executivos cada vez mais atrelados às políticas de diversidade e inclusão. “A procura é por profissionais que consigam falar não apenas de negócios, mas também de proposito. Quem não estiver ligado na agenda ESG vai ficar obsoleto.

O especialista também ressalta o aumento de interesse por serviços de C-Level as a service no país. “É um serviço que traz profissionais de alta gestão, acostumados a exercerem cargos de Vp’s, CEO’s, CMO’s, para ocuparem esses mesmos cargos em formato part-time em empresas menores, que não poderiam bancar tais remunerações para um executivo em tempo integral. Dessa maneira, o executivo pode seguir atuando com uma carga horária menor ou até mesmo desenvolver atuação em mais de uma organização ao mesmo tempo”, explica Perroni.

Sobre o Grupo Hub

Fundado em 2014 enquanto consultoria de Recursos Humanos, o Grupo Hub cresceu e hoje desenvolve soluções one stop shop para Recrutamento e Seleção, desenvolvimento e tecnologia, com a missão de conectar empresas com os melhores talentos. Partindo da premissa de que a contratação está comoditizada, o Grupo se destaca na preocupação com as pessoas do início ao fim do processo, reconhecendo as diferenças entre as gerações e o potencial de cada uma para impulsionar a performance das empresas. 

Com alto nível de flexibilidade, desenvolveu uma metodologia consultiva escalável que ao longo de 9 anos já atendeu 400 companhias, alcançou 282 mil candidatos entrevistados e quase 9 mil posições trabalhadas, com 99,5% de assertividade, índice de recompra do cliente de 90% e NPS de 98%. Em seu portfólio, estão grandes marcas como Natura, Itaú, iFood, Stellantis e Vale.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.