Pensando em auxiliar você na busca por uma vaga de emprego, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a ter um currículo vencedor
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 11/12/2019, às 14h13 - Atualizado às 14h18
É grande o número de candidatos vetados para uma vaga de emprego muito antes de chegar na entrevista com o recrutador. Um dos motivos mais comuns para essa desclassificação prematura é um currículo pouco atrativo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a ter um currículo vencedor.
É sempre bom lembrar que quando você procura um novo emprego, qual é a primeira a coisa que a empresa olha? Seu rosto? Errado. É o currículo! Esse documento é a sua primeira impressão e melhor forma de mostrar o porquê você deve ser contratado.
“A princial maneira de ser notado é ter o melhor currículo possível, demonstrando suas habilidades e competências de forma clara”, explica Claudia Deris, gestora de carreira.
O currículo não tem formato certo ou errado, mas existem sim alguns padrões indispensáveis para que ele seja visto com bons olhos, e fatores que não podem faltar. Confira dicas sobre como ter o currículo impecável:
LEIA TAMBÉM
Primeiro, pense na empresa em que você deseja ser contratado, qual é o perfil dela? O que não poderia faltar para trabalhar lá? O que poderia se tornar um problema? Com as respostas dessas questões, você determina alguns parâmetros para começar. Lembrando sempre que esta investigação inicial é indispensável até mesmo você verificar a compatibilidade do seu perfil profissional com o tipo de profissional que a empresa busca.
É possível pegar um modelo da internet, mas não se atenha a ele. O design, formatação, organização, etc., são melhores quando tem sua marca pessoal.
Ao falar sobre suas experiências profissionais descreva as atividades mais complexas e importantes que você executou e lembre-se que o currículo não deve passar de duas páginas.
Não deixe faltar nenhuma das suas informações essenciais. Às vezes, por falta de atenção, você pode esquecer algo importante como o telefone de contato, ou email.
Nunca minta, valorize suas habilidades dentro da sua realidade. O mercado de trabalho busca profissionais íntegros. Menos é Mais!
“Com um currículo assim, você só precisará se preparar bem para a entrevista, pois com certeza será chamado”, finaliza Claudia.
Um resumo conciso de suas qualificações e experiências pessoais, abaixo das suas informações de contato, oferece aos empregadores uma visualização rápida e resumida de suas principais habilidades e ambições de trabalho. Geralmente, é o primeiro lugar que o recrutador olha quando pega um currículo na mão, portanto, detalhe suas realizações e qualificações de maneira objetiva.
Outra dica é corresponder a descrição da oportunidade, tentando utilizar adjetivos que sejam semelhantes aos utilizados no anúncio da vaga. Por exemplo, se o empregador dá prioridade para alguém com “capacidade de liderança eficaz”, certifique-se de demonstrar isso na primeira parte de seu currículo, utilizando o espaço destinado ao resumo profissional e características pessoais.
Além disso, não adianta enfatizar seus triunfos profissionais no currículo se você não terá como comprová-los posteriormente. Ao listar suas realizações, a recomendação é ter em mente que o que realmente impressiona os empregadores são os números. Exemplificando, se o candidato puder ilustrar suas conquistas com fatos e números, ou seja, descrever o quanto de receita que trouxe para o negócio naquele ano ou como clientes aumentaram seu investimento na marca, faça com objetividade.
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.