MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Professores trabalham quase 11 horas por dia e superam a média de outros trabalhadores

Descubra como os professores dedicam quase 11 horas por dia ao trabalho, superando a média de outros profissionais

Professores trabalham quase 11 horas por dia e superam a média de outros trabalhadores
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/07/2023, às 21h17

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A jornada de trabalho dos professores não se resume apenas na atuação dentro da sala de aula. Segund uma pesquisa do EdWeek Research Center dos Estados Unidos, educadores em todo o mundo podem chegar a trabalhar até 54 horas por semana, sendo apenas metade desse tempo destinado ao ensino propriamente dito.

Vale destacar que no Brasil, a carga de trabalho é limitada por lei a 44 horas semanais, mas é comum que a média seja de 36 horas. Logo, os docentes superam em dez horas na carga horária recomendada pela legislação brasileira. 

+Governo SP: Urgente! Tarcísio sanciona lei que reajusta salários de professores e outras áreas

A pesquisa realizada com mais de 1,3 mil professores em 2022 mostra que uma parcela significativa do tempo dos educadores é dedicada às atividades pedagógicas fora da sala de aula. Uma decisão do Superior Tribunal Federal (STF) em 2020 determinou que na Educação Básica Pública, tanto em estados quanto em municípios, os professores devem destinar um terço da carga horária semanal a essas atividades. Essa medida também permite que o tempo seja cumprido fora do ambiente escolar.

Apesar da dedicação e comprometimento, jornadas excessivamente longas podem prejudicar o desempenho dos educadores. É fora da sala de aula que eles têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e repertório humano e cultural, tornando o trabalho em sala de aula mais preciso e assertivo. A diretoria pedagógica da Aprende Brasil Educação, Acedriana Vogel, destaca a importância do trabalho individual na construção do processo de ensino e aprendizagem.

+Concurso Seduc CE: publicado edital para 200 vagas de professores indígenas

Damila Bonato, gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, ressalta a importância de ouvir os professores, pois são eles que conhecem os detalhes e desafios práticos do processo de ensino. Para uma educação de qualidade e significativa, a troca de conhecimentos entre educadores e a sociedade é indispensável.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsempregosSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.