MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

ProUni 2019 está com inscrições abertas

São oferecidas 243.888 bolsas, sendo 116.813 integrais e 127.075 parciais, nas instituições de ensino superior particulares

Douglas Terenciano
Publicado em 31/01/2019, às 11h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni 2019), destinado aos candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. O prazo ficará aberto até o dia 3 de fevereiro (domingo), às 23h59.

São oferecidas 243.888 bolsas, sendo 116.813 integrais e 127.075 parciais, nas instituições de ensino superior particulares. A consulta está disponível desde o dia 30.

Quem pode concorrer

Vale destacar que o primeiro requisito para participar do ProUni 2019 é ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, alcançando a média mínima de 450 pontos em cada uma das provas e nota superior a zero na redação.

São oferecidas milhares de bolsas integrais e parciais em instituições de ensino (foto: Shutterstock)

O interessado também precisa comprovar a renda para concorrer às bolsas, sendo que o valor da renda familiar mensal per capita (por pessoa) indica para qual tipo de bolsa o estudante pode concorrer: bolsas de 100% para renda de até um salário mínimo e meio por pessoa; e bolsas de 50% para renda de até três salários mínimos.

Além disso, o candidato precisa estar em uma das seguintes situações: ter estudado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola particular; ou ser pessoa com deficiência; ou professor da rede pública de ensino, em exercício do magistério da educação básica, que seja integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e pretenda concorrer para bolsas somente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, o candidato não precisa comprovar renda.

Como se inscrever

As inscrições do ProUni 2019 são totalmente gratuitas e on-line, no site http://siteprouni.mec.gov.br. O candidato precisa usar o seu número de inscrição no Enem 2018 e a senha mais recente que foi usada para acessar as notas do exame.

Os inscritos podem escolher até duas opções de curso, turno e instituição em que desejam bolsas, obedecendo sempre a ordem de preferência para ser chamado. Esses dados ficam disponíveis para mudança até o último dia das inscrições.

Sistema de Cotas do ProUni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni 2019) possui reserva de bolsas para cotistas. As vagas por cotas são para pessoas com deficiência e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do Prouni.

ProUni e Fies

Os candidatos que forem beneficiados com bolsa de 50% podem tentar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para financiar o restante da mensalidade. Para participar é necessário que o candidato tenha feito alguma das edições do Enem a partir de 2010 e tenha obtido média acima de 450 pontos sem zerar a redação. Os estudantes também passam por análise de renda.

O que é o Prouni?

Programa Universidade para Todos é um programa do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 2004, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Prouni 2020

ProUni - Programa Universidade para Todos
Vagas: 167789
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Educação, Operacional
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

14/07/2020 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
17/07/2020 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.