MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Qual a profissão mais antiga do mundo? VEJA!

Já parou para pensar qual seria a profissão mais antiga? E provavelmente você pensou na resposta errada!

Mulher com expressão pensativa
Mulher com expressão pensativa - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/01/2023, às 08h56 - Atualizado às 09h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Já parou para pensar qual seria a profissão mais antiga do mundo? Muitas pessoas acreditam que a primeira profissão reconhecida ou falada foi a de prostituição, porém, é muito diferente do que se imagina. Pelo menos é o que diz um estudo feito pela Universidade de Harvard e que aponta que a carreira mais antiga conhecida pela humanidade é a de cozinheiro!

Para chegar a esse raciocínio, foi pensando que se algum ancestral nosso ofereceu o próprio corpo em troca de comida ou abrigo, já existiam coletores de alimentos e pessoas que a protegiam. Assim, provavelmente, os coletores de alimentos são ainda mais antigos. E que os caçadores vieram antes dos fazendeiros e agricultores

A atividade de cozinhar teria surgido há cerca de 2 milhões de anos, com o Homo erectus. Também já existiam entre eles a especialização na preparação dos alimentos, além de que já possuíam utensílios para isso. É o que comprava os fósseis encontrados na época. A fonte oficial do estudo se chama Energetic Consequences of Thermal and Nonthermal Food Processing, que foi publicado na revista acadêmica Proceedings of the National Academy of Science.

Outras profissões antigas

Pintores

Se formos considerar as artes rupestres, a profissão de pintor também é uma das mais antigas, mesmo que talvez não tivessem esse objetivo. Apesar de tudo, era uma forma de representação artística e que é encontrada em superfícies rochosas e datadas há mais de 30 mil anos. 

Com o passar dos anos e da evolução, a carreira de pintor foi se aprimorando e ganhando destaque.

Contador de histórias

O ato de narrar histórias era muito comum, principalmente em uma época em que não existiam livros. Atualmente, essa profissão ainda existe e é uma forma de introduzir hábitos de leitura para crianças de forma lúdica e que gere curiosidade. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.