Quinta e sexta são dias de procurar emprego

Está na hora de repensar seus hábitos no momento de procurar emprego.

Redação
Publicado em 26/09/2008, às 10h28

A segunda-feira já se tornou “preferência nacional”, pelo menos para quem quer parar de fumar, iniciar um regime, retomar seus estudos, começar a praticar exercícios físicos e, principalmente, encontrar uma oportunidade de emprego. Acreditar que a vida só vai mudar para melhor no início da semana é uma tendência e este comportamento pode ser traduzido pelos números apurados pelo Centro de Apoio ao Trabalho – CAT, órgão vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo.

Uma pesquisa realizada em agosto, pelo setor de Monitoramento e Avaliação do CAT, aponta que 25% dos atendimentos registrados em suas sete unidades acontecem às segundas-feiras. O aumento do número de visitantes também se repete nas unidades do Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda (CIET) de Guarulhos, que chegam a atender, apenas entre segunda, terça e quarta-feira, cerca de 600 trabalhadores por dia.

Filas quilométricas de desempregados são formadas, ainda de madrugada, em frente aos postos sempre no início de cada semana, mas isso não quer dizer, nem de longe, que segunda-feira é o melhor dia para se procurar emprego. Pelo contrário.

Surpresa

Segundo o supervisor do setor de Captação de Vagas do CAT, Cleber Alves, os dois últimos dias da semana são os que oferecem as melhores chances de emprego. "Os dias em que mais entram ofertas de emprego nos CATs são as quintas e sextas, que representam 60% das oportunidades de trabalho cadastradas por semana em nosso sistema", revela o supervisor.

Os profissionais da área de captação de vagas do CAT explicam que as etapas de um processo seletivo estendem-se durante toda a semana. A maioria das vagas é cadastrada, pelo menos em suas unidades, às quintas e sextas-feiras e as seleções começam a acontecer a partir de então. Portanto, vale a dica desses profissionais: para começar a cuidar da saúde, a segunda-feira pode até ser o melhor dia. Mas quando o assunto é procurar emprego, todo dia é dia.

Fim de ano

Outra ocorrência muito comum, tanto nos postos do CAT quanto no CIET, sobretudo em meados de dezembro e janeiro - quando termina boa parte das contratações de profissionais temporários para as festas de fim de ano - é a falta de candidatos para as vagas cadastradas diariamente em seus postos de atendimento. Simplesmente, os candidatos desaparecem, como se o mercado de trabalho parasse de selecionar e contratar profissionais neste período. Muitos candidatos pensam que o momento é de divertir-se e adiam a procura por um emprego para depois do Carnaval. Mas a maioria acredita mesmo que as seleções são suspensas nesta época, o que é um grande engano.

Os postos do CAT, por exemplo, costumam interromper suas atividades de intermediação de mão-de-obra e habilitação do Seguro Desemprego apenas nos dias de Natal e Ano Novo e suas vésperas, permanecendo em funcionamento normal nos demais dias da semana, inclusive nos meses de férias escolares. Sempre há processos seletivos em andamento nesses dias, mas a visita de candidatos às unidades costuma ser bastante reduzida, o que pode ser uma vantagem para quem não está disposto a enfrentar grandes filas.

Oportunidades

Somente neste início de mês, dias 01, 02 e 03 de outubro, as sete unidades de atendimento do Centro de Apoio ao Trabalho, da Secretaria Municipal do Trabalho, receberão inscrições para o preenchimento de mais de 14 mil vagas.

Já os postos do CIET reúnem, nesta semana, 2.748 oportunidades de emprego para os mais diferentes cargos (veja matéria aqui).

Serviço:

Em São Paulo, quem busca uma oportunidade profissional pode dirigir-se a uma das unidades do CAT, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, portando documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho e currículo. Anote os endereços:

• Interlagos: av. Interlagos, 6.122;

• Itaquera: rua Gregório Ramalho, 12;

• Lapa: rua Catão, 312;

• Liberdade: rua Galvão Bueno, 782;

• Santana: av. Voluntários da Pátria, 1.533;

• Santo Amaro: rua Barão do Rio Branco, 864.

O CAT também possui mais uma unidade, no bairro da Luz, mas com horário de atendimento diferente: das 7h às 18h. Ela fica na rua Prestes Maia, 913, na região Central da capital.

Para quem reside na Grande São Paulo, a opção é visitar um dos postos de atendimento do CIET, das 8 às 17 horas, portando carteira profissional, CIC, RG e comprovante de endereço, para preencher um cadastro gratuito. Veja a lista de unidades:

• Posto Centro – rua dos Metalúrgicos, 66;

• Posto Cumbica – rua Capitão Aviador Walter Ribeiro, 359;

• Posto Vila Augusta – rua Antônio Iervolino, 225;

• Posto Pimentas – avenida Juscelino Kubitscheck, 2760.

A relação completa das vagas reunidas pelo Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda é atualizada diariamente e pode ser consultada no site www.guarulhos.sp.gov.br. E não se esqueça: mude seus hábitos e comece a procurar emprego também nos demais dias da semana.

Cristiane Navarro Vaz/SP

Comentários

Mais Lidas