Rede de lavanderias vai gerar 700 empregos

Em entrevista exclusiva ao JC&E, o presidente da 5àSec revela os planos de expansão da rede.

Redação
Publicado em 25/07/2008, às 15h41

A 5àSec, rede francesa de lavanderias, acaba de anunciar seus planos de expansão para o Brasil. Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem do JC&E, o presidente da rede no país, Nelcindo Nascimento, revelou que a meta da empresa é abrir 100 novas lojas neste ano, o que corresponderá a um crescimento de 43%. Desse total, 30 serão inauguradas em regiões que não possuem lojas da rede. “Este ano direcionamos nosso foco para as regiões do interior do Brasil.

Queremos atingir cidades acima de 100 mil habitantes, dentro da estratégia de ampliar nossa base de clientes”, explica o executivo.

Como são criados, em média, sete empregos por loja inaugurada, estima-se que serão geradas cerca de 700 vagas.

A multinacional, que neste ano completa 40 anos de fundação e 14 de Brasil, emprega mais de 7 mil profissionais e possui 1,7 mil lojas espalhadas por todo o mundo.

Localidades

Segundo Nascimento, a rede, que já conta com 240 unidades no país, busca novos franqueados em cidades como Araçatuba, Franca e Guarujá (SP), Foz do Iguaçu e Ponta Grossa (PR), Passo Fundo e Pelotas (RS), Feira de Santana, Ilhéus e Vitória da Conquista (BA), Pouso Alegre, Montes Claros, Juiz de Fora e Governador Valadares (MG), Santarém (PA), Aracaju (SE), Porto Velho (RO), Caruaru e Petrolina (PE), Campina Grande e João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Campo Grande (MS).

Recentemente, a empresa participou da ABF Brasil Franchising - tradicional feira do setor de franquias realizada anualmente em São Paulo - e já entrou em contato com diversos possíveis parceiros. “Na feira, geralmente, não se fecha contratos, até em razão da lei de franquias que determina que o candidato tenha, pelo menos, 10 dias para analisar o negócio. No entanto, foram cadastrados quase 300 candidatos com perfil para assumir uma loja 5àSec e, nos próximos meses vamos fazer  testes e triagem necessárias para dar andamento aos processos”, afirma Nascimento.

Vagas

De acordo com o presidente da rede, cada unidade que entra em operação necessita, basicamente, de um Supervisor de Loja (que faz atendimento no balcão), um Auxiliar de Lavanderia (que ajuda no atendimento no balcão e também faz trabalhos internos na loja) e as Passadeiras, mais o franqueado. “Queremos pessoas que não tenham experiência, porque quem a possui sempre tem vícios e nós perderíamos algum tempo para tirá-los. Preferimos treiná-las”, ressalta Nascimento.

Treinamento

Para ingressar na rede, todos os candidatos passam por um treinamento com duração de duas semanas. “Oferecemos um programa de treinamento bem intenso. A pessoa vai receber toda a informação sobre como trabalhar em uma lavanderia, vai aprender a operar equipamentos, a passar roupas etc.”, esclarece o presidente.

Nascimento ressalta que, para participar do treinamento, a rede costuma dar preferência a profissionais com mais de 18 anos, que possuam o ensino médio completo (antigo 2º grau) e noções básicas de inglês. “É necessário saber ler etiquetas e, às vezes, até um pouquinho de inglês, porque recebemos muitas roupas importadas”, explica.

Remuneração

Os funcionários da rede têm salários que variam de acordo com o cargo ocupado e a região onde está localizada a loja. Como benefícios a empresa oferece cesta básica, vale-transporte e plano de saúde.

Serviço

Os interessados em candidatar-se às oportunidades de emprego oferecidas pela 5àSec devem enviar currículo para o e-mail treinamento@5asec.com.br. 

Cristiane Navarro Vaz/SP

Comentários

Mais Lidas