MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Rede vai contratar mais de 900 neste ano

Empresa promete inaugurar 15 lojas neste ano, em vários estados.

Redação
Publicado em 04/04/2008, às 13h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Fran’s Café, uma das maiores redes de cafeterias do país, anuncia os seus planos de expansão para este ano. Ao todo, deverão ser inauguradas 15 novas lojas em 2008, o que deve gerar entre 210 e 240 oportunidades de emprego. Fora isso, estão previstas outras 720 oportunidades de emprego para a reposição de funcionários que deixam a rede.

Em entrevista exclusiva ao JC&E, Ana Gabriela Ribeiro, gerente de Integração, Treinamento e Recurso Humanos diz que “as lojas da rede Fran’s Café costumam absorver uma média de 14 a 16 colaboradores em três turnos de trabalho”.

“Uma vez que estamos com uma estimativa de inaugurar ainda neste ano 15 lojas, deveremos abrir, portanto, uma média de 210 a 240 novas vagas. Além disso, temos um alto turn over [taxa de rotatividade de pessoal elevada, ou seja, muitos funcionários contratados acabam saindo da empresa], o que nos faz manter uma média de 60 vagas mensais só de recolocação, portanto durante o ano recolocamos mais 720 profissionais em nossa rede”, explica Ana.

Novas lojas

As novas vagas de emprego geradas pela empresa são dirigidas à capital paulista, à primeira loja de Americana (SP) e Campo Grande (MS), à segunda unidade da rede em Belém (PA) e em Goiânia (GO), e à terceira loja de Curitiba (PR). “Também estão confirmadas novas unidades para Maceió (AL), Porto Alegre (RS), Lauro de Freitas (BA) e Belo Horizonte (MG), além de mais lojas Fran’s Café em São Paulo e em Campinas (SP)”, aponta a gerente de RH.

Para quem ainda não conhece, o Fran’s Café nasceu em 1972 no município de Bauru (interior de São Paulo) e atualmente conta com unidades espalhadas por praticamente todo o território nacional.

Para implantar um ponto-de-venda, os profissionais responsáveis pelo projeto de franchinsing da rede analisam, em cada cidade, a viabilidade de se obter sucesso com uma franquia Fran’s Café. O estudo levanta dados como, por exemplo, a densidade populacional, o poder aquisitivo daquele público, seus hábitos e costumes etc.

As lojas da rede podem ter três formatos e, portanto, empregam um número diferente de funcionários: existem lojas “24 horas” (as maiores e melhor equipadas, que empregam até 16 colaboradores), as “stations” (lojas de menor porte, que necessitam de quatro ou cinco funcionários e, geralmente, oferecem 40% dos produtos encontrados nas unidades maiores) e as chamadas “lojas customizadas”, que têm tamanhos maiores que as unidades station e ficam localizadas dentro de outros estabelecimentos.

Cada nova loja inaugurada pelo Fran’s Café requer profissionais, de todas as faixas etárias (inclusive pessoas da chamada 3ª idade). Segundo a gerente de RH, a rede busca Atendentes de Lojas, Coordenadores e Gerentes, além de pessoas para atuar na área Operacional.

“Não temos restrições quanto à idade ou sexo do candidato. Apenas pedimos que, no mínimo, tenha o ensino médio completo ou cursando, que possua características pessoais como dinamismo, agilidade, simpatia, habilidade para trabalhar em equipe, e que tenham boa comunicação”, afirma Ana. 

De acordo com a executiva, quando novas unidades são inauguradas, os funcionários contratados passam por um treinamento teórico e prático com duração de 45 dias. “Também temos turmas semanais para treinamento teórico de reciclagem e de informática para os demais funcionários, inclusive os mais antigos”, explica Ana.

A remuneração oferecida pelo Fran’s Café varia de acordo com a função exercida pelo funcionário e nível de experiência. Segundo a gerente de RH da rede, os benefícios são estabelecidos pelos sindicatos da categoria municipal.

“O salário será sempre o que for estipulado pelo sindicato na cidade em questão. Em São Paulo, a média fica perto do salário mínimo nacional [R$ 415]. Além disso, todos os nossos funcionários têm direito a vale-transporte, alimentação e cesta básica”, aponta.

Em geral, os contratados pela rede trabalham nos turnos da manhã, tarde, noite e até de madrugada (no caso das lojas 24 horas), com direito a uma folga por semana.

A empresa também oferece plano de carreira, conforme explica a executiva: “temos um projeto chamado OI (Oportunidade Interna), que é destinado à recolocação na rede ou até na central do Fran’s Café. O franqueado nos indica o profissional que tem mais potencial para crescer e fazemos o trabalho de recolocação deste. Por outro lado, a loja pode também abrir alguma nova vaga, pedindo pelo OI um profissional experiente e da nossa rede. Com isso, seguramos o talento em nossa rede, evitando que este vá para a concorrência”, conta.

Serviço

Os interessados em concorrer às vagas de emprego do Fran’s Café devem acessar o endereço eletrônico da empresa: www.franscafe.com.br e efetuar o cadastro de currículo por meio do link “Carreira”.

A empresa informa que essa é a única forma de disputar as suas oportunidades. Isto porque a rede não recebe currículos por e-mail ou pessoalmente nas lojas.

Rogerio Jovaneli/SP
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Fran’s Café

Fran’s Café
Vagas: 960
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AL, BA, GO‍, MS, MG, PA, PR, RS, SP

+ Agenda do Concurso

04/04/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.