MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Região metropolitana de SP gerou mais de 340 mil empregos formais, segundo Caged

Segundo dados do novo Caged, setores de serviços, indústrias e comércio foram os principais empregadores na região em outubro

Carteira de Trabalho Digital
Carteira de Trabalho Digital - Agência Brasil
Douglas Terenciano

Douglas Terenciano

douglas@jcconcursos.com.br

Publicado em 04/12/2023, às 13h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Boa notícia para quem está em busca de uma vaga de emprego nas cidades da região metropolitana de São Paulo! Segundo dados do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a região foi responsável pela criação de 342.683 empregos formais no mês de outubro. O número representa um aumento de 7,07% em relação ao mês de setembro, quando foram registradas 320.054 vagas, e um saldo líquido de 41.487 empregos formais.

Em setembro, o número de demissões foi de 292.725 com saldo positivo de 27.329 empregos formais. Os municípios que mais contrataram na região no mês de outubro foram São Paulo, Guarulhos e Barueri, com 221.356, 21.145 e 17.190 contratações, respectivamente. Juntos os três municípios representam 75,7% das admissões na região.

+++ SEST SENAT abre mês de dezembro com novos processos seletivos

Segundo o estudo, 54,22% dos contratados eram homens, enquanto 45,78% eram mulheres. O estudo também aponta que 68,44% dos admitidos tinham o ensino médio completo. Setores de serviços, indústrias e comércio foram os principais empregadores na região em outubro.

Os municípios da região incluem: São Paulo, Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelo, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana do Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, Suzano, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista.

Contratação de temporários deve aumentar, diz especialista

Em outubro, a região foi responsável pela contratação de 47.638 trabalhadores temporários. Francine Amadeu, gerente de Recrutamento e Seleção da Employer Recursos Humanos em São Paulo, acredita que o número de contratação de trabalhadores deve aumentar, já que a demanda cresce no final do ano, principalmente, pela elevação nas vendas e produções.

“Especialmente no varejo, as empresas registram um aumento significativo nas vendas nesse período, por causa do Natal e das festas de final de ano. Isso também leva a um aumento na produção e na contratação de mão de obra temporária para atender a essa sazonalidade”, diz. “Ainda, em algumas regiões do país, há mais contratação também devido ao período de safra. A contratação de trabalhadores temporários é uma solução eficaz para atender a essas demandas pontuais como o aumento da produção e da colheita”, explica.

A previsão da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) é a criação de cerca de 470 mil vagas temporárias no 4º trimestre de 2023, um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a associação, as contratações devem ser impulsionadas principalmente pelo setor industrial (55%), seguido pelos setores de serviços (30%) e comércio (15%).

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.