A entrevista de emprego pode ser um pouco assustadora, mas confira essas dicas e se prepare para esse momento
Se o currículo é o seu passaporte e momento de apresentação para a empresa, a entrevista é o momento decisivo. Por isso é muito importante saber como se portar durante a sua conversa com o recrutador da empresa.
O primeiro passo que o candidato deve ter em mente é a pontualidade. Procure chegar na entrevista 15 minutos antes, pois esses minutos extras irão te ajudar em caso de algum imprevisto, além de dar tempo para respirar fundo antes do encontro com o recrutador. Também é importante pensar no que falar e como se comportar durante a entrevista de emprego. As roupas também precisam ser adequadas, já que durante a entrevista a frase popular “não julgue o livro pela capa” não é válida.
E fundamental! Não minta durante a entrevista, pois o recrutador estará atento às informações que estão sendo passadas e irão notar alguma mudança na fisionomia ou postura. Fale a verdade que você irá transmitir a segurança.
A gestora de carreira e hipnóloga Madalena Feliciano conta que um dos grandes problemas dos candidatos numa entrevista de emprego é por conta do nervosismo e falta de confiança. Muitos candidatos não estão seguros daquilo que vão falar e acabam não falando sobre suas qualidades e cases de sucesso no momento da entrevista. “É preciso ter uma postura firme e segura, saber fazer seu marketing pessoal, isso ganha o interlocutor”, completa.
LEIA TAMBÉM
Prepare-se antecipadamente! Existem perguntas que são mais comuns de aparecerem durante a entrevista e por isso separamos algumas delas para que possam te ajudar durante esse processo seletivo. Confira:
Uma dica importante é sempre buscar informações sobre a empresa na qual está se candidatando e dizer que se interessou nos valores e que isso te motiva. Evite exageros!
Dê um breve resumo sobre sua carreira até o momento. Fale das suas experiências anteriores em tópicos, o que fez, o que aprendeu e/ou um desafio superado.
Essa pergunta pode dar um frio na barriga, mas é nesse momento em que você precisa se “vender”. Diga como irá agregar valor na empresa, mas outra vez, sem exageros.
É difícil se imaginar no futuro, mas é importante pensar com calma. Se você quer, por exemplo, chegar na gerência da empresa, diga como você fará isso.
Hoje em dia são raros os trabalhos nos quais você trabalha só e são raras as equipes heterogêneas. Então não seja breve nessa pergunta com “sim” ou “não". Lembre de momentos em que você trabalhou em equipe, dos desafios que surgiram e como você solucionou a situação.
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.