MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

São Paulo gera cria mais de 47 mil empregos formais em setembro

São Paulo lidera geração de empregos formais no Brasil, com mais de 47 mil vagas criadas em setembro

São Paulo gera cria mais de 47 mil empregos formais em setembro
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 31/10/2023, às 17h13

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O estado de São Paulo é um dos principais motores da economia brasileira, além de ser líder na geração de empregos formais? Os dados do Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que em setembro, o estado criou mais de 47 mil novas vagas com carteira assinada, o que representa 22,3% do total nacional.

Esse resultado é fruto de mais de 582 mil contratações no mês, superando as demissões e elevando o estoque de empregos formais no estado para 13,52 milhões. Isso significa que quase um em cada quatro trabalhadores formais do país está em São Paulo.

Mas quais são os setores que mais estão contratando no estado? Segundo o Caged, o destaque fica por conta dos serviços, que responderam por 62% das novas vagas em setembro. Dentro desse segmento, as atividades de informação, comunicação e financeiras foram as que mais empregaram, seguidas pela educação e saúde.

A indústria geral também teve um bom desempenho, com mais de 7 mil novas vagas, principalmente nas indústrias de transformação. O comércio e a construção civil também contribuíram para o saldo positivo do emprego no estado. A única exceção foi a agricultura, que registrou saldo negativo de quase 800 vagas.

Empregos em São Paulo: quais são as cidades que mais empregam

E quais são as cidades que mais estão gerando empregos em São Paulo? A capital lidera o ranking, com quase 15 mil novas vagas em setembro, seguida por Guarulhos, Sorocaba, Campinas e São Bernardo do Campo. Esses municípios concentram as principais atividades econômicas do estado e também a maior parte da população.

O saldo de empregos em setembro confirma a tendência de recuperação da economia paulista, que já acumula quase 434 mil novas vagas no ano, um aumento de 3,32% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse número representa 27% de todos os empregos criados no Brasil em 2023.

Se você está em busca de uma oportunidade de trabalho ou quer melhorar suas habilidades profissionais, não deixe de conferir esses programas e outros serviços oferecidos pelo governo do estado. Acesse o site www.saopaulo.sp.gov.br e saiba mais.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.