Os trabalhadores demitidos sem justa causa entre 2020 e fevereiro de 2024 começam a sacar o FGTS bloqueado. Pagamentos ocorrem em duas etapas; confira o calendário
O governo federal iniciou nesta quinta-feira (6) o pagamento excepcional do saque-aniversário do FGTS para 12,1 milhões de trabalhadores demitidos sem justa causa entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2024.
A medida, autorizada por uma Medida Provisória (MP) publicada em 28 de fevereiro, libera o saldo integral das contas vinculadas ao FGTS que estavam bloqueadas para quem optou por essa modalidade de saque.
Nesta primeira fase, recebem:
Valores:
LEIA TAMBÉM
➤ ETAPA 1 (MARÇO):
➤ ETAPA 2 (JUNHO):
Apenas 2,5 milhões receberão o saldo integral do FGTS. Os demais 9,6 milhões terão descontos referentes a empréstimos antecipados do saque-aniversário contratados no passado.
Trabalhadores demitidos a partir de março de 2024 não serão beneficiados pela MP e continuarão com o saldo retido, recebendo apenas a multa rescisória de 40%.
Os valores serão creditados automaticamente nas contas cadastradas no app FGTS (disponível para Android e iOS). Quem não vinculou a conta precisará atualizar os dados no sistema.
A Caixa Econômica Federal recomenda verificar o aplicativo para confirmar o cadastro bancário e evitar atrasos.
O saque-aniversário tradicional (parcelas anuais) mantém as regras anteriores. As dúvidas podem ser resolvidas no site oficial do FGTS ou pelo telefone 0800 726 0207.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de empregoMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.