Servidores ativos, aposentados e pensionistas do governo federal devem validar seus dados no SouGov.br até 30 de abril. Saiba como fazer o procedimento e evitar pendências
Os servidores públicos federais, incluindo ativos, aposentados e pensionistas, precisam realizar a validação cadastral anual até o dia 30 de abril. O processo é obrigatório para garantir o acesso a serviços e benefícios e deve ser feito exclusivamente pela plataforma digital SouGov.br.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a atualização cadastral é essencial para manter a segurança dos dados e prevenir fraudes. O governo federal contabiliza atualmente 412,78 mil aposentados e 288,15 mil pensionistas no poder executivo federal, mas até agora apenas 27% dos aposentados e 19,43% dos pensionistas realizaram a validação.
O procedimento é simples e dividido em cinco etapas:
O acesso ao processo é feito pelo aplicativo ou site do SouGov.br, e a tela de validação cadastral é exibida automaticamente para os usuários. Caso precise interromper o processo, o beneficiário pode salvar os dados e continuar posteriormente.
LEIA TAMBÉM
O MGI também alerta que aposentados e pensionistas com pendências na prova de vida poderão realizá-la imediatamente após a conclusão da validação cadastral na mesma plataforma. Assim como a atualização dos dados, a prova de vida é obrigatória para continuar recebendo os pagamentos.
Quem não concluir a validação cadastral até 30 de abril poderá ter dificuldades para acessar serviços no SouGov.br até regularizar a situação.
O MGI criou um site com explicações detalhadas sobre o procedimento. Em caso de dúvidas, a recomendação é entrar em contato com o Departamento de Gestão de Pessoas do órgão ao qual o servidor está vinculado.
Para evitar contratempos, faça a validação cadastral o quanto antes, preferencialmente em horários de menor movimento, como pela manhã ou à noite.
Assim, você evita possíveis instabilidades no sistema. Além disso, mantenha seus documentos atualizados e verifique se todas as informações registradas estão corretas, garantindo um processo rápido e sem pendências.
O ministério reforça que os dados pessoais nunca devem ser fornecidos por telefone ou mensagens não oficiais. Caso receba solicitações suspeitas, o usuário deve desconfiar e buscar canais oficiais para confirmar a autenticidade da comunicação.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsempregosMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.