MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Startups criam espaços diferenciados para atrair e reter talentos

Conheça as startups que investiram em escritórios com design, conforto e bem-estar para os colaboradores que preferem o trabalho híbrido ou presencial

Startups criam espaços diferenciados para atrair e reter talentos
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 15/01/2024, às 19h27

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O trabalho remoto se tornou uma realidade para muitas empresas e profissionais durante a pandemia de covid-19. Mas nem todos se adaptaram bem ao home office ou preferem trabalhar de casa. Para esses, as startups oferecem espaços diferenciados, que combinam design, conforto e bem-estar, para estimular a criatividade, a produtividade e a colaboração.

Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7,4 milhões de pessoas trabalharam em formato híbrido em 2022. A Woba, maior rede de escritórios flexíveis da América Latina, atesta que esse movimento continua forte no país: observaram um crescimento de reservas de 82,83% em 2023, comparado ao ano anterior.

Um exemplo de startup que investiu em um escritório diferenciado é a Zippi, fintech que oferece capital de giro semanal para micro e pequenos empreendedores. O trabalho presencial não é obrigatório, mas a empresa criou um ambiente bonito e descontraído, com espaços como uma arena com grama sintética e puffs, que deixam o ambiente mais aconchegante, e duas cabines para quem quiser fazer uma reunião mais privada e com menos barulho. Além disso, os colaboradores têm sempre disponíveis água de coco, frutas, snacks e iogurte.

A Zippi também é adepta ao Anywhere Office, ou seja, permite que os funcionários que moram em outros estados e países trabalhem de onde quiserem, utilizando qualquer coworking por reembolso ou aproveitando o benefício oferecido do Woba, selecionando algum coworking cadastrado sem nenhum custo.

Nascemos remote first e isso vai muito além do home office. Não se trata de um benefício exatamente, mas é a maneira como concebemos a empresa, a cultura e nossa proposta de sempre contratar os melhores talentos independentemente de onde eles estejam. A Zippi já nasceu assim, muito antes da pandemia. Hoje, um dos nossos benefícios é o coworking, que dá mais uma opção ao colaborador, além do nosso escritório em São Paulo”, complementa André Bernardes, cofundador e CEO da Zippi.

Outra startup que apostou em um espaço diferenciado é a Gupy, empresa líder em tecnologia para RH no Brasil. A Gupy inaugurou seu novo escritório em março deste ano, na Avenida Paulista, em São Paulo. O local é um duplex que possui cerca de 700 metros quadrados e foi planejado para ser um espaço de convivência para os gupiers (como são chamados os seus colaboradores) e também para o ecossistema de Recursos Humanos, como empresas clientes, parceiros e outros stakeholders.

O primeiro andar é um hub de RH no formato de coworking, especialmente criado para receber as empresas clientes e parceiros da Gupy. Contempla estações de trabalho, cabines para realizar reuniões, espaços de convivência e um auditório que comporta cerca de 60 pessoas sentadas. Já o segundo andar é exclusivo para os gupiers e também conta com estações de trabalho, salas de reunião e ambientes de convivência. Além disso, o escritório possui varandas, onde a empresa promove a experiência de trabalhar em um local que integra a natureza e a paisagem urbana da Avenida Paulista.

Segundo Gianpiero Sperati, CHRO da Gupy, a empresa continua sendo “remote first” - ou seja, prioriza o trabalho remoto -, e o time pode trabalhar onde quiser: “O modelo de trabalho remoto funcionou muito bem para a nossa cultura, o que gerou grande satisfação entre os gupiers. Por isso, o novo escritório é um ponto de encontro, um local onde possamos nos reunir, trabalhar juntos, encontrar pessoas do time que moram em outros estados e estão de passagem por São Paulo, fazer eventos e encontrar parceiros”, comenta.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.