MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Trabalho do futuro deve ter horários flexíveis e atuação híbrida

A busca por empregos com horários mais flexíveis teve um aumento em toda América Latina, mostrando o novo futuro do trabalho

Mulher fazendo chamada de vídeo durante home office
Mulher fazendo chamada de vídeo durante home office - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/09/2022, às 11h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Apenas 3% das pessoas da América Latina trabalhavam de maneira remota em 2020, realidade que logo mudou com o início da pandemia de Covid-19 e o formato de trabalho precisou se adaptar rapidamente para conter a disseminação do coronavírus. Em 2021, de acordo com um relatório feito pela ONU, o trabalho remoto é a realidade de 20% a 30% da população da América Latina. 

Segundo uma pesquisa de dados feitos no Google entre 2019 e 2021, apenas no Brasil, houve um aumento 340% na procura de empregos remotos e freelancers. Tudo isso indica que mesmo com a diminuição dos casos de Covid-19, a relação com o trabalho mudou. A busca por trabalhos híbridos, mais flexíveis e remotos não aconteceu do dia para a noite, mas aos poucos nos últimos 2 anos. 

Em 2021 os profissionais começaram a reavaliar a relação do trabalho, com a empresa e a carreira. A flexibilização com o horário de trabalho e também local, usando o sistema híbrido, se tornou muito importante na hora de considerar a busca por um emprego. Essa demanda fez surgirem cada vez mais anúncios de trabalhos com horários flexíveis como um dos principais benefícios. Outro ponto que também aumentou durante a busca por uma vaga e o anúncio, são as empresas que oferecem suporte à saúde mental

Qual o futuro do trabalho? 

Segundo uma pesquisa realizada McKinsey entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, 57% das pessoas entrevistadas concordaram que preferem poder decidir as horas trabalhadas e com mais flexibilidade. É claro que essas mudanças trazem uma preocupação para as empresas, já que de acordo com a mesma pesquisa, 68% das empresas não tem uma estratégia de como implementar o trabalho híbrido. Além disso, 53% das organizações entrevistadas têm medo que a produtividade caia com essa nova flexibilização.

Ainda assim, é uma realidade que precisa ser aceita e que cada vez mais será implementada e buscada, como já está sendo demonstrada com as pesquisas recentes.

Dicas para empresas: como se adaptar ao novo trabalho

  • Proteja os dados confidenciais usando a Inteligência Artificial (IA), assim poderá controlar as informações e bloquear o uso de aplicativos não autorizados;
  •  Forneça ferramentas para a sua equipe que garantam um maior conexão entre todos, mesmo que a distância;
  • Aumente a produtividade usando soluções baseadas em nuvem. Com a ajuda da AI é possível um crescimento na produtividade humana quando se tem a automação de alguns recursos;
  • Adote a cultura do aprendizado constante, levando em consideração que a tecnologia está sempre mudando e evoluindo, assim poderá manter talentos dentro da empresa.

+++ Acompanhe as principais informações sobre processos seletivos no mercado de trabalho, na editoria de Empregos do JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.