MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Trabalho presencial ainda é a preferência das PMEs brasileiras, revela pesquisa

Estudo da empresa de tecnologia Sólides mostra que 89,5% das contratações feitas por PMEs em sua plataforma são para vagas de trabalho presencial

Trabalho presencial ainda é a preferência das PMEs brasileiras, revela pesquisa
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 09/01/2024, às 17h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O trabalho remoto e o híbrido se tornaram tendências no mundo corporativo após a pandemia de Covid-19, mas ainda não são a realidade da maioria das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras. É o que aponta uma pesquisa inédita da Sólides, empresa de tecnologia líder no Brasil em gestão de pessoas de PMEs, que analisou centenas de milhares de contratações feitas por meio de sua plataforma de recrutamento e seleção, entre janeiro e outubro de 2023.

De acordo com o estudo, 89,5% das contratações efetivadas em sua plataforma são para vagas de trabalho presencial, mostrando que esse ainda é o modelo predominante entre as PMEs nacionais, mesmo com as mudanças geradas pela pandemia. Apenas 10,5% das pessoas contratadas pelas mais de 25 mil empresas parceiras da HR Tech o fizeram para oportunidades de trabalho híbrido ou remoto.

As PMEs têm um papel fundamental no cenário econômico brasileiro. De acordo com o CAGED, 78,4% dos novos empregos criados no país em 2022 foram em micro, pequenos e médios negócios nacionais. “A pandemia fez com que a flexibilização dos modelos de trabalho, principalmente para os modelos híbrido e home office, acelerasse muito nos últimos anos”, avalia o CPO da Sólides, Ricardo Kremer. 

No entanto, a pesquisa nos mostra que, apesar da implementação de uma nova realidade do trabalho em diversos setores, a realidade das PMEs hoje é majoritariamente de oportunidades de emprego no modelo ‘clássico’, 100% presencial”, complementa. 

Entre os modelos alternativos ao presencial, o híbrido foi o mais contratado pelas PMEs, representando 6,47% das admissões, seguido pelo remoto, com 4,08%. Os dados mostram que a área de tecnologia das PMEs é a que mais contrata nesses modelos, concentrando 18,4% e 30,4% das admissões, respectivamente. Em segundo lugar, vem o comercial, contabilizando 16,5% e 12,5%. Na sequência, aparecem as áreas de marketing (11,6% e 12,2%), administrativo (11,4% e 7%) e comunicação (9,2% e 5,3%).

Entre os estados, São Paulo é a unidade da federação que concentra a maior parte das contratações para vagas híbridas e remotas por PMEs, contabilizando 44,2% e 43,8% das admissões, respectivamente. Em seguida, aparecem Minas Gerais (23,5% e 17,8%) e Santa Catarina (7,8% e 14,8%).

O levantamento mostrou ainda que entre as mais de 30 mil vagas abertas no Portal de Vagas da Sólides, em novembro de 2023, 15,1% delas eram para o modelo de trabalho híbrido (8,6%) ou 100% home office (6,5%). Um aumento de 43,8% em relação às contratações realizadas nestes formatos durante os 10 primeiros meses do ano. 

É inegável que o panorama do trabalho em todo o mundo foi alterado e que, cada vez mais, haverá interesse tanto das empresas quanto dos candidatos por oportunidades em modelos diferentes, e este dado mostra que após uma volta ao presencial muito forte sobretudo desde o segundo semestre do ano passado, as PMEs talvez  estejam apostando um pouco mais no híbrido e home office novamente”, complementa Kremer. 

O setor de tecnologia das PMEs também é líder no quesito vagas abertas nos modelos híbrido e remoto de janeiro a outubro (18,4% e 23,3%, respectivamente), seguido pelo comercial (16,4% e 10,3%). Entre as unidades da federação, São Paulo também lidera na oferta de vagas híbridas e remotas (46% e 37,7%, respectivamente), seguida por Minas Gerais (23,5% e 22,1%).

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.