MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Um terço das empresas prevê mais vagas em projetos temporários no próximo trimestre

Descubra como a demanda por projetos temporários está crescendo no mercado de trabalho e quais são os principais motivadores para essa tendência, segundo a 28ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH)

Um terço das empresas prevê mais vagas em projetos temporários no próximo trimestre
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/08/2024, às 10h01

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nos últimos meses, as empresas de diversos setores têm enfrentado grandes desafios. Apesar das incertezas nos cenários político e econômico, tanto local quanto global, as empresas têm apostado em novas ideias para se manterem competitivas. De acordo com a 28ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), 30% das companhias planejam abrir mais vagas para projetos temporários no próximo trimestre.

Os recrutadores entrevistados apontaram três principais motivadores para essa expectativa de aumento na demanda por contratações temporárias:

  1. Oportunidades de Projetos Pontuais Extras (56%): Muitas empresas estão aproveitando a flexibilidade dos contratos temporários para executar projetos específicos que exigem habilidades especializadas.
  2. Desengavetamento de Projetos (38%): Com a melhora gradual do cenário econômico, projetos que estavam parados estão sendo retomados, necessitando de mão de obra temporária.
  3. Necessidade de Aliviar a Sobrecarga das Equipes (35%): Para evitar a sobrecarga dos funcionários permanentes, as empresas estão contratando temporários para ajudar a distribuir melhor as tarefas.

O mercado brasileiro está cada vez mais maduro em relação ao trabalho por projetos com prazo determinado. As empresas estão começando a ver essa modalidade não apenas como uma solução para cobrir ausências temporárias, mas também como estratégica para seus negócios”, comenta Lucas Nogueira, diretor regional da Robert Half.

Essa movimentação já começa a ser sentida pelos profissionais. No último trimestre, 28% notaram um aumento nas oportunidades disponíveis, enquanto 57% dos profissionais temporários relataram que a oferta de empregos se manteve estável. Alinhados com as projeções de mercado, 30% desses profissionais esperam mais oportunidades de trabalho em projetos temporários nos próximos três meses.

Principais motivos para o aumento das oportunidades

Os profissionais que já atuam com projetos temporários identificaram os principais motivadores para o aumento das oportunidades:

  1. Preferência e Facilidade em Relação à Ampliação do Headcount de Permanentes (54%): Contratar temporários é uma solução mais rápida e flexível para atender demandas específicas.
  2. Demanda Urgente por Profissionais com Características Técnicas Específicas (46%): Projetos como desenvolvimento de novos produtos e processos de M&A exigem habilidades técnicas que muitas vezes são encontradas em profissionais temporários.
  3. Oportunidades de Projetos Pontuais Extras (46%): A flexibilidade dos contratos temporários permite que as empresas executem projetos adicionais sem comprometer a estrutura permanente.

Sobre o Índice de Confiança Robert Half (ICRH)

A 28ª edição do ICRH é resultado de uma sondagem conduzida pela Robert Half ao longo do mês de maio, com base na percepção de 1.161 profissionais, igualmente divididos em três categorias: recrutadores (profissionais responsáveis por recrutamento nas empresas ou que têm participação no preenchimento das vagas); profissionais qualificados empregados; e profissionais qualificados desempregados (com 25 anos ou mais e formação superior).

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.