Levantamento do Empregos.com.br mostra ocupações em alta e em queda no 1º trimestre de 2023
O portal nacional de recrutamento e seleção, Empregos.com.br, divulgou dados de ocupações que tiveram menor e maior número de vagas no 1º trimestre de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior. Conforme o levantamento, as profissões em queda no Brasil estão ligadas à área de tecnologia. Já as com maior crescimento são as relacionadas aos serviços.
“Durante o período da pandemia, as empresas reforçaram os seus times de tecnologia, para suportar a alta demanda. No entanto, com a flexibilização do isolamento e outras situações econômicas o resultado foi a necessidade de reduzir custos com reflexo nos times”, explica Tábata Silva, gerente do Empregos.com.br.
Por outro lado, as ocupações como consultores comerciais, vigilantes e assistentes de operação somam grande quantidade de vagas e têm apresentado crescimento considerável nos últimos três meses.
Na avaliação da especialista, isso se deve à retomada econômica após dois anos de recessão. “O bom desempenho é influenciado pela retomada de serviços presenciais após o período mais intenso de distanciamento social, demonstrando uma recuperação do interesse dos consumidores nas compras presenciais, bem como o investimento e otimismo do setor para retomar projetos paralisados pela Covid”.
LEIA TAMBÉM
Muitos candidatos são vetados para uma vaga de emprego, estágio ou trainee muito antes de chegar na entrevista com o recrutador. Um dos motivos mais comuns para essa desclassificação prematura é um currículo pouco atrativo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a ter um currículo vencedor.
Um resumo conciso de suas qualificações e experiências pessoais, abaixo das suas informações de contato, oferece aos empregadores uma visualização rápida e resumida de suas principais habilidades e ambições de trabalho. Geralmente, é o primeiro lugar que o recrutador olha quando pega um currículo na mão, portanto, detalhe suas realizações e qualificações de maneira objetiva.
Outra dica é corresponder a descrição da oportunidade, tentando utilizar adjetivos que sejam semelhantes aos utilizados no anúncio da vaga. Por exemplo, se o empregador dá prioridade para alguém com “capacidade de liderança eficaz”, certifique-se de demonstrar isso na primeira parte de seu currículo, utilizando o espaço destinado ao resumo profissional e características pessoais.
Além disso, não adianta enfatizar seus triunfos profissionais no currículo se você não terá como comprová-los posteriormente. Ao listar suas realizações, a recomendação é ter em mente que o que realmente impressiona os empregadores são os números. Exemplificando, se o candidato puder ilustrar suas conquistas com fatos e números, ou seja, descrever o quanto de receita que trouxe para o negócio naquele ano ou como clientes aumentaram seu investimento na marca, faça com objetividade.
Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de empregoMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.