MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Vagas de emprego na Grande São Paulo tem saldo positivo, revela Novo Caged

Dados do Novo Caged revelam um saldo positivo de mais de 18 mil vagas de emprego em julho na Grande São Paulo

Vagas de emprego na Grande São Paulo tem saldo positivo, revela Novo Caged
Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/09/2023, às 15h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), também conhecida como a Grande São Paulo, registrou um saldo positivo nas vagas de emprego no mês de julho, revela o último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Com mais de 311 mil novos postos de trabalho criados e cerca de 293 mil demissões, o saldo mensal aponta para um aumento de 18.156 vagas de emprego na região.

Os setores que impulsionaram as contratações na Grande São Paulo foram a indústria, o setor administrativo e o segmento comercial. Dos novos contratados, 55,18% eram do gênero masculino, enquanto 44,82% eram do gênero feminino. A faixa etária mais representativa entre os admitidos foi de 18 a 24 anos, totalizando 28,29% das contratações.

As cidades que mais contribuíram para esse saldo positivo foram São Paulo, com 189.842 contratações, Barueri, com 19.427, e Guarulhos, com 13.726 novas vagas de emprego.

A Região Metropolitana de São Paulo é composta por 39 municípios, incluindo São Paulo, Osasco, Guarulhos, Santo André, entre outros.

Contratações de trabalhadores temporários

O levantamento do Novo Caged também apresenta informações sobre a contratação de trabalhadores temporários na Grande São Paulo. No mês de julho, a região contratou 31.385 profissionais nesse formato, representando uma diminuição em relação ao mês anterior, que registrou 37.856 contratados nessa modalidade. A nível nacional, julho encerrou com um total de 62.956 contratações temporárias.

Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), a projeção para o terceiro trimestre de 2023 é de 630 mil vagas temporárias, número equivalente ao ano anterior.

Direitos do trabalhadores temporários

Os trabalhadores temporários na RMSP têm direitos assegurados pela legislação 6.019/1974, incluindo pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Eles também recebem 8% dos proventos a título de FGTS, e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria. 

A contratação temporária pode durar até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais 90 dias, e a efetivação pode ocorrer a qualquer momento dentro desse período.

Junto à Previdência, os trabalhadores temporários têm todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.

+++Acompanhe as principais vagas de Emprego no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.