MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Centros públicos reúnem 13.665 vagas em SP e RJ

As unidades do CATe e o programa Emprega SP, em São Paulo, e o Sine/Setrab, no Rio de Janeiro, selecionam candidatos para diversos cargos e campos de atuação

Douglas Terenciano
Publicado em 10/05/2016, às 13h43

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com a possibilidade de diminuir custos na gestão de processos seletivos, muitas empresas privadas ofertam vagas de trabalho por meio dos centros públicos de empregos. Atualmente, as unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), da Prefeitura de São Paulo, mais o programa Empresa SP, do Governo paulista, e também a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, juntos, anunciam um total de 13.665 oportunidades em diversas funções e campos de atuação.

Emprega SP

A agência gerenciada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), recruta candidatos para 5.792 colocações na Grande São Paulo.

Os postos são de auxiliar de cozinha, motorista, operador de caixa, porteiro, atendente de balcão, recepcionista, auxiliar administrativo, vendedor, operador de telemarketing, aprendiz, gari, vigia, entre outras profissões. Além da capital, há posições disponíveis em praticamente todas as cidades da região metropolitana de São Paulo.

Interessados devem acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF, PIS e carteira de trabalho. Os endereços também podem ser obtidos pelo site.

CATe

São 5.565 oportunidades na capital paulista, sendo 4.545 captadas pelo Sine e 1.020 pelo CATe, com destaque para os cargos de operador de telemarketing ativo e receptivo, auxiliar de limpeza, consultor de vendas, representante comercial, atendente de lanchonete e auxiliar de enfermagem, porteiro, balconista, pintor, pedreiro, mecânico, motorista e cozinheiro. As exigências variam de acordo com cada cargo e campo de atuação.

As seleções acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h, exceto feriados. Para participar basta apresentar o RG, CPF e carteira de trabalho em qualquer unidade do CATe. Os endereços podem ser obtidos no site www.prefeitura.sp.gov.br/trabalho ou na Central de Atendimento ao Munícipe pelo telefone 156.

Setrab/RJ

A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro divulgou em seu site a oferta de 2.308 vagas de emprego em diversos cargos e regiões do Estado. Há oportunidades abertas em variados setores, como comercial, administrativo, industrial, operacional e alimentício.

Trabalhadores encontram colocações disponíveis nas carreiras de assistente de vendas, auxiliar e atendente de lanchonete, assistente administrativo, costureira, web designer, faxineiro, garçom, operador de caixa, técnico de enfermagem, porteiro, pedreiro, atendente de balcão, motorista, comerciante, dentre outras profissões.

O nível de escolaridade, assim como os demais requisitos exigidos, varia de acordo com a função pretendida e a empresa contratante.

Os interessados em participar do processo seletivo devem efetuar inscrições nos postos Sine/Setrab, cujos endereços podem ser obtidos no site www.rj.gov.br. Outra maneira é cadastrar currículo no portal http://maisemprego.mte.gov.br.

Dicas para entrevista

Considerada um dos momentos mais decisivos do processo da seleção profissional, a entrevista de emprego oferece ao recrutador a possibilidade de conhecer as habilidades técnicas e comportamentais do candidato, além de saber o que o concorrente espera da organização e de que forma poderá contribuir para o alcance dos objetivos da empresa. Por outro lado, o entrevistado tem a chance única de fazer uma boa apresentação pessoal, o que poderá colocá-lo à frente dos demais que disputam a vaga.

A principal recomendação para o candidato é apresentar-se de forma positiva, expondo com clareza suas habilidades e evidenciando seus objetivos profissionais. Geralmente, as companhias esperam que o postulante possua as competências para a vaga solicitada e, é no momento da entrevista, que essa qualificação será avaliada.

Antes da entrevista, a dica é pesquisar sobre as missões e valores da empresa e fazer uma lista de perguntas que poderão ser feitas pelo entrevistador para tentar respondê-las. Outro ponto determinante é relacionar seus pontos fortes e fracos, procurando soluções para minimizar os desfavoráveis. Além disso, é fundamental buscar informações sobre a vestimenta adequada para o ambiente em questão e o acesso ao local da entrevista, evitando chegar atrasado.

Na hora da entrevista, seja transparente e responda de forma tranquila, sem mentiras ou exageros. Tente apontar os pontos fortes e fracos de maneira sincera e especifique as qualidades para o cargo desejado, sem exceder quanto ao seu potencial. Também é importante evitar falar mal da empresa ou dos colegas com quem trabalha ou trabalhou e, em hipótese alguma, coloque no currículo ou crie histórias que não poderão ser comprovadas.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Centros públicos

Centros públicos
Vagas: 13665
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior, Não informado
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: RJ, SP

+ Agenda

10/05/2017 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.