MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Vagas no telemarketing crescem 50% em 2023, mas alta rotatividade prejudica setor

No Dia do Operador de Telemarketing, a profissão vive um momento de crescimento no Brasil. As vendas à distância devem aumentar 18% nos próximos dois anos, impulsionando a demanda por profissionais do setor

Vagas no telemarketing crescem 50% em 2023, mas alta rotatividade prejudica setor
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 04/07/2023, às 23h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

No Dia do Operador de Telemarketing, a profissão enfrenta um cenário promissor no Brasil. De acordo com projeções da pesquisa Global Payments Report, as vendas à distância devem crescer 18% nos próximos dois anos, impulsionando a demanda por profissionais do setor. O aumento das vendas por telefone abre novas oportunidades de emprego nessa área.

Dados do portal de recrutamento Empregos.com.br revelam um crescimento de 50% nas vagas de telemarketing entre janeiro e maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. Isso representa um aumento de 6 mil para 9 mil oportunidades de trabalho.

+Startup lança processo seletivo para as áreas de saúde, tecnologia, produção e operações

Esse resultado positivo vem após uma temporada de queda no ano passado, quando o setor de teleatendimento liderou o fechamento de postos de trabalho com carteira assinada.

Apesar das oportunidades de emprego, a profissão de operador de telemarketing apresenta desafios significativos. A pressão por cumprir metas, o mau tratamento e a negligência durante o contato com consumidores podem causar problemas de saúde e bem-estar para esses profissionais. Alex Araujo, CEO da 4Life Prime Saúde Ocupacional, destaca a exaustão e a alta rotatividade em call centers como consequências do estresse enfrentado pelos operadores.

+Inscrições para processo seletivo Caixa 2023 estão abertas; saiba como se inscrever

Para reter funcionários e cuidar de sua saúde mental, as empresas do setor de telemarketing devem oferecer suporte psicológico adequado. Alex Araujo destaca a importância de lembrar que há seres humanos por trás dos telefones e sugere a criação de canais de ouvidoria para acompanhar questões emocionais do cotidiano dos colaboradores. O equilíbrio mental é essencial para enfrentar a rotina de alta competitividade característica do setor.

+++Acompanhe as principais informações sobre Empregos e Sociedade no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsempregosSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.