MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Veja 4 dicas para conquistar seu primeiro emprego no Mês do Jovem

Pesquisa recente revela que quase um quarto dos jovens brasileiros ainda estão em período de transição entre estudo e trabalho e tem dificuldades para conquistar o primeiro emprego

Veja 4 dicas para conquistar seu primeiro emprego no Mês do Jovem
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 19/04/2023, às 23h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

No dia 13 de abril foi comemorado o Dia do Jovem, data que destaca o desenvolvimento e os desafios enfrentados pela população jovem no Brasil. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os jovens entre 15 e 29 anos correspondem a 23% da população brasileira, totalizando mais de 47 milhões de pessoas.

A busca pelo primeiro emprego é uma etapa desafiadora para muitos jovens. Segundo o Atlas das Juventudes, publicado em 2021, 22,1% dos jovens de 15 a 29 anos estavam em um período de transição entre estudo e trabalho em 2019, com muitos deles buscando emprego ou assumindo responsabilidades familiares. Esse percentual é ainda maior entre as mulheres (27,5%) e pessoas pretas e pardas (25,3%) nessa faixa etária.

+Empresa de engenharia abre inscrições para estagiários e efetivos

"Trabalhar e estudar se tornou a realidade de muitos jovens brasileiros, e durante essa fase de conquistar um espaço no mercado de trabalho, é fundamental ter em mente seus objetivos de carreira", destaca Rogério Silva, CEO do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos).

"Caso o jovem ainda esteja indeciso, optar por cursos profissionalizantes pode ser uma opção que permite explorar diferentes áreas de atuação e desenvolver-se profissionalmente", reforça o executivo. 

Após a pandemia, 38% dos jovens estão incertos sobre suas perspectivas de carreira, temendo que a crise crie mais obstáculos e prolongue a transição da escola para o mercado de trabalho, conforme aponta o Atlas das Juventudes.

Para auxiliar os jovens na conquista do primeiro emprego e superar o receio pós-pandemia, Rogério Silva, CEO do CEBRAC, apresentou para o JC Concursos lista 4 dicas para se destacar no mercado de trabalho.

Especializar na área de atuação

Ter conhecimento na área em que se deseja atuar é essencial para conseguir um bom emprego e se destacar dos demais. Caso o jovem ainda não saiba qual carreira seguir, pode optar por cursos em áreas mais abrangentes, como assistente administrativo e financeiro.

Segundo idioma

No mercado de trabalho atual, ter fluência em um segundo idioma não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade. Para quem está começando agora, ter conhecimentos em uma segunda língua pode proporcionar melhores oportunidades. Segundo pesquisa da Catho, mais de 50% das vagas no mercado brasileiro já exigem domínio do inglês, e ser proficiente pode aumentar o salário em até 60%.

Conheça suas habilidades

Cada pessoa possui pontos fortes e áreas que precisam ser trabalhadas. Saber quais são essas competências e demonstrá-las com precisão durante uma entrevista de emprego transmite confiança e pode garantir uma vaga.

Currículo

O currículo é a primeira impressão que o recrutador tem do candidato. Nele, é necessário incluir dados gerais, como nome completo e contato, além de informações sobre experiência profissional, objetivos e competências. Um currículo bem elaborado pode ser o diferencial na busca pelo primeiro emprego, destacando as habilidades e qualificações do jovem candidato. 

É importante caprichar na apresentação do currículo, destacando informações relevantes e organizando de forma clara e objetiva para chamar a atenção dos recrutadores.

+++Acompanhe as principais informações sobre Empregos, Estágio e Trainee no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.