Veja 5 habilidades de trabalho para ter sucesso em um mundo pós-coronavírus

A tendência é que nossos locais de trabalho mudem e, com ele, as habilidades que as empresas exigirão, já que é improvável que as coisas voltem exatamente ao que eram antes

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 19/05/2020, às 11h51

Mercado trabalho
Divulgação

Mesmo com o isolamento social abaixo do esperado, o número de profissionais que adotaram o home office (trabalho remoto) cresce a cada dia. Com isso, muitas pessoas se perguntam sobre como o mundo se transformará depois que controlarmos o novo coronavírus, já que é improvável que as coisas voltem exatamente ao que eram antes. A tendência é que nossos locais de trabalho mudem e, com ele, as habilidades que as empresas exigirão.

Embora o aprendizado de novas habilidades em casa possa não ser a principal prioridade dos trabalhadores neste momento, a utilização proativa de cursos on-line para adquirir novas habilidades pode fazer uma diferença drástica nas habilidades pós-pandêmicas para retornar ao trabalho ou começar uma nova carreira.

Para reflatir sobre o assunto, conversamos com Uranio Bonoldi, escritor, palestrante e professor em cursos de MBA na Fundação Dom Cabral, que listou cinco habilidades profissionais que provavelmente estarão com alta demanda no mundo pós-coronavírus. Confira!

Inteligência Emocional

A capacidade de estar ciente, expressar e controlar nossas emoções e saber ouvir os outros, - ser empático é inteligência emocional. Em momentos em que as pessoas podem se sentir incertas sobre seu trabalho e o futuro de seus negócios, é essencial se conectar com as pessoas em um nível emocional. Indivíduos com essa habilidade serão cobiçados pelas empresas.

Tecnologia

Uma das melhores maneiras de se preparar para o mundo pós-coronavírus é adquirir habilidades tecnológicas. A pandemia do Covid-19 está acelerando as transformações digitais nas empresas, que tentam se tornar mais resistentes a futuros surtos e interrupções. A realidade é que tecnologias como inteligência artificial, big data, Internet das Coisas, realidade virtual e aumentada e robótica tornarão os negócios mais resilientes a futuras pandemias, e qualquer pessoa que possa ajudar as empresas a explorar essas tecnologias estará em vantagem.

Liderança

Uma das mudanças em um mundo onde o distanciamento social e o home office podem continuar no futuro próximo, é que mais pessoas em todos os níveis de uma organização estarão em posição de liderar outras. As pessoas estarão trabalhando em equipes mais fluentes, assumindo a liderança em momentos diferentes. Profissionais com fortes habilidades de liderança, incluindo como melhorar e inspirar equipes, além de incentivar a colaboração, estarão em demanda.

Criatividade e Inovação

Já vimos a importância da criatividade e inovação durante a pandemia. As empresas que conseguiram encontrar maneiras de fornecer serviços virtualmente ou rapidamente mudaram para novos produtos, foram capazes de lidar melhor com a crise. Em um mundo pós-coronavírus, precisaremos da engenhosidade humana para inventar, criar novos produtos e formas de trabalhar. A criatividade humana será essencial.

Pensamento Crítico

Outra habilidade que será essencial à medida que nossa economia global se recuperar dos danos causados ​​pelo Covid-19 é o pensamento crítico. Durante a pandemia, vimos um pico de notícias falsas e deturpações de dados e estudos. As pessoas que puderem avaliar objetivamente informações de diversas fontes para determinar o que é credível serão valorizadas. Nem todas as informações devem ser confiáveis, mas as organizações precisarão confiar no pensamento crítico para entender quais informações devem influenciar a tomada de decisões.

Currículo objetivo ou completo - Qual usar?

 
empregos

Comentários

Mais Lidas