MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Veja 7 dicas para se dar bem na entrevista de emprego

A entrevista de emprego é considerada um dos momentos mais decisivos do processo da seleção profissional. Veja dicas para se dar bem!

Entrevista de emprego
Entrevista de emprego - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 17/12/2021, às 10h57 - Atualizado às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Considerada um dos momentos mais decisivos do processo da seleção profissional, a entrevista de emprego oferece ao recrutador a possibilidade de conhecer as habilidades técnicas e comportamentais do candidato, além de saber o que o concorrente espera da organização e de que forma poderá contribuir para o alcance dos objetivos da empresa. Por outro lado, o entrevistado tem a chance única de fazer uma boa apresentação pessoal, o que poderá colocá-lo à frente dos demais que disputam a vaga.

E você, sabe como se preparar para um processo seletivo? Para auxiliar nessa etapa tão importante e decisiva pedimos ao André Alves Head de operações da Empodera, plataforma de educação que faz a ponte entre as empresas e pessoas negros, pessoas com deficiência e LGBTQIA+, algumas dicas para te ajudar nessa difícil missão. Confira!

Você conhece a empresa que vai fazer entrevista?

Pesquisar sobre a empresa antes do processo seletivo é fundamental. Ninguém viaja para algum lugar sem antes saber alguns detalhes, certo? Então, saiba qual é o campo de atuação, se é nacional ou multinacional e há quanto tempo a empresa atua no mercado. Como funciona este mercado, qual o papel da empresa e o tamanho dela.

Mostre quem você é, isso conta bastante

Atualmente as empresas procuram profissionais que estejam realmente ligados com a cultura da empresa e que sejam “verdadeiros”, soa engraçado, mas ser real é mostrar que você tem personalidade e passa confiança.

Conheça suas Soft Skills e Hard Skills

Você sabe o que é Soft Skills e Hard Skills? Não! A gente te explica aqui. Soft Skills são habilidades comportamentais ou interpessoais que são difíceis de ser mensuradas. Por exemplo, criatividade, empatia, adaptabilidade, dentre outros. Já as Hard Skills, são habilidades técnicas que podem ser comprovados através de uma graduação, pós-graduação ou cursos de aperfeiçoamento que você fez. Tendo estes dois termos em mente você já pode traçar o que pode dizer.

Experiências informais também tem valor

Muitas empresas aceitam experiências não formais, como trabalhos voluntários, participação em organizações estudantis. Afinal de contas não deixam de ser vivências e, devem sim, ser colocadas no currículo, mas sempre destaque o que você aprendeu e fez principalmente se tiver relação direta ou indireta com a função solicitada no cargo. Inclusive, para quem está tentando o primeiro emprego formal é uma ótima ideia incluir no currículo essas experiências.

Se prepare para as perguntas

Duas perguntas são normalmente realizadas, “Quais são seus objetivos" ou "o que você tem de melhorar” e, suas respostas vão mudar toda a situação. Responda sempre de maneira diferenciada dos outros, diga o diferente. Dizer que seu objetivo é “contribuir para as vendas da empresa” já foi bastante utilizado. Diga que com sua experiência e conhecimentos você motivará a equipe a ter melhores vendas e manter o cliente cativado. Olha que diferente!!!

Se conheça e se descreva

A entrevista é, sem dúvidas, uma etapa decisiva e o tempo nem sempre é seu aliado, então, o Pitch (breve aprensentação) é fundamental. Ele funciona da seguinte maneira: você tem pouco tempo para apresentar os seus melhores pontos, ou seja, é se vender no menor tempo possível. Separe de dois a três minutos para dizer sobre você: seu nome, seus diferenciais, onde mora e com quem mora, idade e o que faz, o que já fez... Procure chamar a atenção dos recrutadores, com o que de mais diferente aconteceu em sua trajetória, principalmente as superações e conquistas, finalizando com o que pode oferecer para empresa. Já é bom ir treinando!

Saiba onde é o local do processo seletivo ou se for on-line se prepare antes

A pandemia da Covid-19 mudou bastante a maneira como os processos seletivos têm ocorrido. Antes os processos eram todos presenciais, agora passaram a ser parcialmente ou de forma remota (on-line). Mas mesmo o processo sendo virtual, procure saber por qual plataforma será realizada. Se possível, faça testes de som e imagem para que não ocorra falhas. Fique em um local silencioso, deixe papel e caneta próximos e sua garrafinha de água também. Caso seja presencial, pesquise antes o local e a maneira de chegar, busque chegar um pouco antes do horário combinado, caso haja algum contratempo.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.