Entre os detaques, o setor de Engenharia Elétrica abriu mais de 500 vagas para estudantes e recém-formados; veja todos os detalhes
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 29/09/2021, às 14h05 - Atualizado às 14h09
De acordo com dados extraídos do Indicador Conecta de Empregabilidade (ICE) da Kroton, a partir da plataforma Canal Conecta, portal de vagas de uma instituição de ensino privada do país, apenas no primeiro semestre de 2021, a plataforma já publicou mais de 100 mil vagas e possui mais de 34 mil empresas parceiras. Entre os detaques, o setor de Engenharia Elétrica abriu mais de 500 vagas para estudantes e recém-formados entre janeiro e julho deste ano na região Sudeste. Já o setor de Marketing ofertou 472 vagas.
"É natural que as empresas busquem no ambiente acadêmico os jovens talentos que querem ter em seus quadros, ao mesmo tempo em que a conexão das instituições de ensino com o mercado possibilita um entendimento maior das demandas e habilidades requeridas nas diferentes profissões e áreas de atuação. O conhecimento detalhado destas duas frentes permite um entendimento cada vez mais amplo para uma educação profissional alinhada às necessidades do mercado de trabalho, respeitando-se as vocações de cada região do Brasil", diz Pamela Sanches, coordenadora do Canal Conecta da Kroton.
No quadro nacional, os setores de Marketing, Agronomia, Engenharia Elétrica / Eletrônica, Tecnologia e Telecomunicações abriram mais de 3,6 mil vagas para estudantes e recém-formados no período. Foram 1.269 vagas para o grupo Marketing; 667 para Agronomia; 654 para Engenharia Elétrica / Eletrônica e 539 para Tecnologia. A maior parte das vagas de Marketing concentrou-se na região Sul (607 vagas do total), seguida da região Sudeste (472). Já no setor de TI, foram 243 vagas no Sudeste e 206 no Sul. Na área de Telecomunicações, o Sul reuniu a maior parte das vagas (365), enquanto o Sudeste teve oferta de 121 oportunidades.
Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.
LEIA TAMBÉM
A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.
Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.
Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.
Siga o JC Concursos no Google News
Kroton
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos: Analista,
Assistente,
Desenvolvedor
Áreas de Atuação: Administrativa,
Operacional
Escolaridade: Ensino Médio,
Ensino Técnico,
Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: PR,
SP
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.