MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Veja três dicas para começar um negócio mesmo com pouco dinheiro

Muitas pessoas se deparam com dúvidas sobre o potencial de sucesso do projeto. Outra questão são as finanças da nova empresa. Veja três dicas para dar o pontapé inicial

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo
O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 14/01/2023, às 12h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Ao iniciar um novo negócio comercial, muitas pessoas se deparam com dúvidas sobre o potencial de sucesso do projeto. Outra questão são as finanças da nova empresa, elas também podem representar um desafio significativo. Tomar decisões ou implementar práticas de negócios ruins pode prejudicar a empresa e impedir o sucesso do empreendedor.

Segundo o Sebrae, cerca de 10% da população brasileira é empreendedora. Um estudo da FGV revelou que 29,6% da população brasileira vive na pobreza. Isso significa que muitos empreendedores do país precisam começar seus negócios com pouco dinheiro, o que pode ser um desafio.

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo e possui muitos negócios de sucesso graças a disposição para começar da população. O CEO da Emprender, Bruno Brito, acredita que manter o foco e a dedicação são os aspectos mais importantes para iniciar um negócio de sucesso.

+++ Unimed oferece vagas de emprego e estágio em Goiânia; veja os critérios

Veja algumas dicas para dar o pontapé no seu negócio mesmo com pouco dinheiro

Brito deu alguns conselhos ao Mundo RH para quem quer empreender. “É literalmente começar, não tem segredo, é necessário escolher alguma coisa que você se identifique, que você é bom e comece. Com certeza você vai errar, ainda mais se esse for seu primeiro negócio, mas é uma coisa incrível. Só se dá bem no empreendedorismo quem não desiste, uma hora vai dar certo”, ressalta. Veja três dicas para começar: 

1 - Observe o seu círculo social

Observe as necessidades das pessoas ao seu redor e crie uma solução para essa necessidade. Muitas vezes, as oportunidades estão ao nosso redor. Se o seu serviço não for bom ou você tiver contratempos, descubra onde pode fazer melhor.

Brito lembra que quando começou o negócio dele, precisou pedir R$ 500 para comprar um script e não conseguiu com ninguém. Depois, ele conversou com outro amigo que viria se tornar o sócio dele e firmou uma parceria que não envolvia nenhum dinheiro. “Com o tempo, fomos ganhando dinheiro, mas começamos do zero", afirma o CEO da Emprender.

2 - Estudar é essencial para o sucesso

Ao iniciar um negócio, tenha em mente que estudar é uma das tarefas mais importantes para você e seu negócio, pois evitam bastante erros. O sócio de Brito, Andreas Piekarz, lembra que no início lia muitos livros, mas depois entrou em uma fase de bastante produção e pouco estudo.

“Hoje, que tenho mais tempo, vejo que tinha muitas coisas que poderia ter aprendido antes. Não tem melhor nem pior momento para empreender, isso vem do que você vê de oportunidades e investe naquilo”, diz o CTO e co-fundador da Empreender

3 - Você também pode começar sem um sócio ou sócia

Se você tem o capital e acredita que é uma pessoa que faz as coisas melhor por conta própria, não enfrentará grandes problemas. Você pode contratar pessoas para ajudá-lo a melhorar suas deficiências. “Existem perfis que trabalham sozinhos e estão voando no mercado, não tem certo nem errado”, destaca Bruno.

***Com informações do Mundo RH

+++ Acompanhe as principais informações sobre Empregos no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.