MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Via Rápida promove capacitações em petróleo e gás

Estão disponíveis 1.738 colocações em todo o Estado de São Paulo. A meta é atingir o total de 10 mil profissionais qualificados até o final de 2012

Redação
Publicado em 20/09/2012, às 14h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Por meio do Programa Via Rápida Emprego, criado em julho de 2011 com foco na qualificação de mão de obra, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDECT) pretende capacitar mais de 10 mil profissionais na cadeia produtiva de petróleo e gás natural até o final do ano.
Até o momento, 8.262 trabalhadores iniciaram os cursos profissionalizantes. Restam 626 vagas a serem preenchidas na capital paulista e na região metropolitana e 1.112 no litoral e interior do Estado, totalizando 1.738 oportunidades.
A maior oferta é para o curso de assistente administrativo, que detém 390 oportunidades. 
Também com grande número de vagas, a formação em carreta oferece 120 postos no segmento de metrologia e 240 no de soldagem. As aulas são dadas por professores do Centro Paula Souza em unidades móveis equipadas com sala de aula e laboratório, com capacidade para atender até 20 alunos por período.
Outras opções de qualificações são: eletricista instalador (142), mecânica básica (94), hidráulica e pneumática (80) e programação e operação de torno CNC (64). A lista completa de cursos pode ser conferida no site www.viarapida.sp.gov.br.
Como participar - O programa é aberto a pessoas a partir dos 16 anos que morem no Estado de São Paulo. 
Interessados no perfil devem fazer o cadastro no site www.viarapida.sp.gov.br, com RG e CPF em mãos. 
Para as turmas de outubro e novembro, o prazo termina no final de setembro.
A seleção é feita pela SDECT, com base nos critérios de idade, escolaridade e renda familiar. Desempregado ou arrimos de família têm prioridade. 
Aulas e benefícios - Os cursos tem duração de três meses e são realizados nas Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado, bem como nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape).
Os alunos recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro-desemprego ou benefício previdenciário, contam também com bolsa-auxílio mensal de R$ 210. 
Pâmela Lee Hamer
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Governo

Governo
Vagas: 1738
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Educação, Operacional
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

20/09/2013 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.