MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

VLI prorroga inscrições para programa de trainee

Para participar, é preciso ter a graduação concluída entre dezembro de 2012 e dezembro de 2014. O programa contempla mais de 20 cursos em diversas áreas de atuação

Renan Abbade
Publicado em 01/09/2014, às 10h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A VLI, empresa especializada em operações que integram ferrovias, portos e terminais, prorrogou, até o dia 14 de setembro, o prazo das inscrições para o programa Trainee VLI 2015.

Para participar, é preciso ter a graduação concluída entre dezembro de 2012 e dezembro de 2014. O programa contempla mais de 20 cursos em diversas áreas de atuação. O candidato também deverá possuir conhecimentos em inglês, informática e total disponibilidade para mudanças.

A companhia oferece aos trainees um salário competitivo com o mercado, além de benefícios como vale-refeição, vale-alimentação, participação nos lucros, seguro de vida, assistências médica e odontológica, entre outros.

O formulário de inscrição está disponível no site www.vli-logistica.com/pt-br/pessoas/programa-de-trainee.

O programa de trainee da VLI aposta na capacitação dos jovens. Os candidatos aprovados iniciam a trajetória na empresa fazendo uma pós-graduação ou um curso de especialização e, ao longo do período de um ano, passam por outros treinamentos. Os profissionais ainda poderão vivenciar experiências por meio do “Mochilão VLI”, um roteiro de visitas às principais cidades com operações da empresa nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do país.

O processo de seleção
Os candidatos poderão optar por duas áreas de atuação: Trainee Corporativo e Trainee de Engenharia.

O Trainee Corporativo engloba as áreas de suporte ao negócio como recursos humanos, gestão, comercial, novos negócios, planejamento estratégico, jurídico, regulatório, financeiro, administrativo e comunicação.

As vagas são para estudantes e jovens profissionais dos cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, relações públicas, gestão da informação, sistemas da informação, logística, pedagogia, psicologia, ciências biológicas, relações internacionais, comércio exterior, estatística, matemática, marketing, direito e engenharias (todas).

Já para Trainee de Engenharia, as ofertas compreendem operações ferroviárias, portuárias e de terminais da empresa. Portanto, as oportunidades são para áreas que envolvem planejamento, manutenção, operação, obras e vias, gestão e projetos. Os candidatos devem ser provenientes dos cursos de engenharias de produção, mecânica, processos, transporte, eletrônica, elétrica, civil, metalúrgica, material, eletro-eletrônica, controle e automação, ambiental, mecatrônica e ferroviária.

O processo seletivo envolve as etapas de inscrição, testes on-line, dinâmica de grupo e entrevista com o RH, além de painel de negócios e entrevista com executivos e, por fim, encontro com o presidente da empresa. Em 2014, foram mais de 26 mil candidatos inscritos no programa.

O programa
Tem duração de 12 meses e ao ingressar na empresa, o profissional participa de uma ambientação com apresentações elaboradas pelos principais executivos. Com isso, ele pode ter uma visão geral das áreas e da estratégia da companhia.

A VLI também investe na capacitação do trainee focando nos conhecimentos necessários para atuação no setor. As turmas de engenharia fazem uma pós-graduação elaborada por meio de parceria entre a empresa e uma instituição de ensino.

Já os grupos corporativos têm que concluir um curso de extensão sobre logística integrada. Também são oferecidos treinamentos específicos em técnicas de gestão e desenvolvimento comportamental, ampliando os conhecimentos em temas como liderança, negociação, autodesenvolvimento, pensamento crítico e gestão de conflitos.

Além desse processo de capacitação profissional, o trainee realizará visitas de campo nas principais sedes e operações da empresa. O “Mochilão VLI” tem duas semanas de duração e aproxima os jovens do negócio da companhia. Eles têm a oportunidade de ver de perto as locomotivas mais modernas do mundo, acompanhar trechos de algumas viagens na ferrovia e conhecer as estruturas em terminais e portos.

Essas ações também funcionam como uma etapa de apoio ao projeto que cada trainee deverá desenvolver e apresentar ao final do programa. Os trabalhos que apresentarem os melhores resultados serão reconhecidos com uma pós-graduação na área de atuação final.

Após a efetivação na área, o profissional participa no ano seguinte do pós-trainee, cuja proposta é dar continuidade ao desenvolvimento do jovem, que será preparado para os desafios estratégicos vivenciados pela companhia. Nessa etapa, serão reforçados os contatos com a liderança, além da integração e do alinhamento à cultura VLI, por intermédio de treinamentos.

Detalhes do programa por área:

Trainee Corporativo:
duas semanas de ambientação; três semanas de curso de extensão em logística integrada; duas semanas de visita à operação; alocação na área de acordo com projeto selecionado; treinamentos internos e externos através das semanas de desenvolvimento (ao longo do ano); Pós-Trainee; melhor projeto recebe uma pós-graduação após um ano.

Trainee de Engenharia: duas semanas de ambientação; três meses de pós-graduação em engenharia ferroviária; duas semanas de visita a áreas operacionais; alocação na área de acordo com projeto selecionado; treinamentos internos e externos através das semanas de desenvolvimento (ao longo do ano); Pós-Trainee; melhor projeto recebe uma pós-graduação após um ano.

Sobre a VLI
A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em Santos/SP, São Luís/MA e Vitória/ES.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.