Conheça a trajetória profissional do estagiário Pedro Miranda, responsável por produzir matérias na editoria Sociedade no site JC Concursos
Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 27/06/2022, às 19h37 - Atualizado às 19h59
Pedro Miranda é estudante de jornalismo pela Universidade do Estado da Bahia, mas tem as raízes fincadas no estado vizinho, Pernambuco. Foi partindo da habilidade de se adaptar em situações adversas que ele se descobriu como jornalista e podcaster em meio ao caos.
As potencialidades do Semiárido Brasileiro são pautas frequentes na vida dele enquanto nordestino. Em 2019, pesquisou sobre a importância das práticas jornalísticas relacionadas com o Jornalismo Contextualizado com o Semiárido (JCSAB). A partir dessa experiência, passou a enxergar o Jornalismo com três pilares essenciais: o Jornalismo Educativo, Científico e Contextualizado com o Seminário Brasileiro.
Estagiou no G1 Petrolina por dois anos e meio. Por lá, descobriu a paixão pela escrita e os desafios da profissão. No fim do ano de 2020, foi selecionado para o Programa de Mentorias da RedeComCiência, onde produziu uma reportagem sobre o adoecimento mental causada pela pandemia. Ele também criou junto de uma amiga, o podcast ‘Tome Tento, Coronavírus’, no qual recebeu o selo da Fundação Fiocruz na campanha '#FiocruzTáJunto'. A iniciativa ficou entre os 5 melhores projetos de extensão da região Nordeste no congresso regional da Intercom em 2021.
Em meio a rotina, decidiu que era hora de experimentar novas perspectivas da profissão e iniciou um novo estágio na área de assessoria e gerenciamento de redes sociais. Após uma formação no curso de 'Jornalista Independente' da jornalista Joana Suarez, recebeu o convite para estagiar com ela na Redação Virtual, grupo com mais de 300 repórteres de mais de 50 cidades do país. Com Joana, conheceu mais de perto o universo do jornalismo investigativo e pôde colocar em prática um estilo de escrita que o deixa mais à vontade para se expressar.
LEIA TAMBÉM
Assim, é a urgência do jornalismo que desperta a curiosidade em Pedro. Não considera a melhor profissão do mundo, mas prazerosa o suficiente para mantê-lo firme na ideia de que pode ser uma ponte para vozes e histórias invisibilizadas.
Estagiário - repórter
Estagiário - assessoria, marketing de redes sociais, produção e podcaster
Estagiário - reportagem investigativa e gerenciamento de redes sociais
Estagiário - repórter e rerenciamento de redes sociais
Mais detalhes sobre o estudante de jornalismo pode ser acessado no portifólio dele.
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.