Tudo Sobre

Concurso Brasil-Argentina

Inscrições abertas para intercâmbio acadêmico

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes-MEC) tem inscri



Redação
Publicado em 04/12/2007, às 14h07

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes-MEC) tem inscrições abertas até 15 de fevereiro do próximo ano para o Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAFP/BA), direcionado a instituições de ensino superior brasileiras e argentinas que pretendam promover intercâmbio acadêmico, com a finalidade de fortalecer os cursos de pós-graduação e formar recursos humanos de alto nível nos dois países, nas diversas áreas do conhecimento.

A parceria será realizada entre pelo menos uma entidade promotora (curso de pós-graduação strictu sensu de excelência) e uma entidade receptora (curso associado), promovendo o intercâmbio de estudantes de pós-graduação e docentes e estimulando a discussão e troca de experiências, além de integrar o ensino pós-graduado e a pesquisa dos centros envolvidos.

É necessário que os estudantes tenham um co-orientador no país receptor e que os docentes ministrem cursos e/ou seminários de curta duração durante sua estadia no país receptor, bem como, opcionalmente, participem de co-orientação de teses no curso receptor. Os projetos terão duração de 2 anos, prorrogáveis por igual período, caso sejam atendidas algumas exigências, constantes do edital.

O programa oferecerá recursos de custeio no valor de R$ 55 mil por ano de projeto, que deverão financiar passagens aéreas, diárias, seguro saúde, bolsa e diárias das missões de estudo e trabalho previstas no projeto; dessa quantia, R$ 10 mil poderão ser destinados para aquisição de material de consumo. Para solicitar os recursos, no entanto, é preciso apresentar à Capes e à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) um programa detalhado das missões, no qual conste período de realização, dados dos participantes, descrição das atividades e seu impacto sobre o programa associado.

A apresentação da proposta do Projeto de Pesquisa deverá ser feita utilizando-se formulário, disponível exclusivamente no site

www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/argentina/centros_associados.html. No período entre fevereiro e março do próximo ano as propostas serão avaliadas e em abril serão divulgados os resultados. A partir de então, já terão início as atividades e serão liberados os recursos.


Lygia Roncel

+ Resumo do Concurso Brasil-Argentina

Brasil-Argentina
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: www.dinamicaconsultoria.com.br
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

03/12/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas