MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Biologia

Os seres vivos em estudo

Redação
Publicado em 17/08/2007, às 13h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Maioria dos alunos dessa área opta por graduação tanto no curso de Bacharelado, que habilita o profissional a trabalhar na área de pesquisa, como também pela formação em Licenciatura, para dar aula sobre o assunto nos níveis fundamental e médio. Curso conta com disciplinas de Química, Física, Matemática, Botânica, Ecologia, Zoologia, Anatomia Humana, Fisiologia, Geologia, entre outras


O Biólogo investiga a origem, evolução, estrutura e funcionamento dos seres vivos. Trata-se de um profissional cuja área de atuação é bastante ampla. Os conhecimentos adquiridos e as descobertas por Biólogos podem ser aplicados na cura de doenças, preservação do meio ambiente, desenvolvimento da agricultura, pecuária, indústria, dentre outros.

A Ciência Biológica é dividida em várias especialidades: Biomédica (biologia aplicada à pesquisa médica), Zoologia (animais), Botânica (plantas), Fisiologia (organismos), Bioquímica (reações químicas nos seres vivos), Biofísica (aspectos físicos dos seres humanos), Genética (genes) e Biotecnologia (manipulação genética e processos biológicos).

"O profissional dessa área atua em instituições de ensino, institutos de pesquisa, órgãos governamentais e empresas públicas e privadas. Pode prestar assessoramento, emitir laudos técnicos e avaliar áreas e fatores diversos sobre impacto ambiental. Também trabalha com engenharia genética, biotecnologia, biologia marinha, ecologia, parasitologia, fitoquímica [estudo dos componentes químicos das plantas], reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, manejo de populações vegetais e animais, biologia sanitária e ambiental etc., seja como pesquisador, consultor ou gestor", afirma o Professor Dr. José Mauricio Piliackas (foto), coordenador do curso de Ciências Biológicas da Universidade São Judas Tadeu.

Perfil

Para o educador, quem pretende seguir essa profissão deve ser capaz de:

- preocupar-se com o meio ambiente e seu manejo;
- dominar os mais variados ramos das Ciências Biológicas e inter-relacioná-los de forma generalizada;
- pesquisar assuntos inerentes ou não às Ciências Biológicas;
- interpretar adequada e especificamente informações audiovisuais, orais, escritas e outras;
- compreender os fenômenos naturais e suas conseqüências com visão globalizada;
- observar criticamente o mundo sócio-político a sua volta;
- exercer de forma coerente de acordo com sua formação acadêmica a cidadania;
- conhecer, entender e respeitar as atividades de entidades direta ou indiretamente relacionadas à formação do Biólogo;
- ser multiplicador de conhecimentos.

Curso

Em geral, o curso de Ciências Biológicas é ministrado durante quatro anos, podendo o aluno optar pela formação de Bacharelado, que habilita o profissional a trabalhar na área de pesquisa, ou de Licenciatura, para quem quer dar aula sobre o assunto nos níveis fundamental e médio. O estudante pode tanto cursar as modalidades separadamente como também obter as duas formações na mesma instituição. Inclusive, a maioria dos alunos de Biologia opta por formar-se nas duas graduações.

Durante o curso, são ministradas disciplinas de Química, Física, Matemática, Botânica, Ecologia, Zoologia, Anatomia Humana, Fisiologia, Geologia, entre outras. O estágio supervisionado é obrigatório nessa carreira.

Mercado

Na opinião do coordenador da São Judas, o mercado de trabalho para Biólogos vem crescendo de forma rápida, principalmente nas áreas de atuação que envolvam aspectos moleculares e ambientais. "O mercado já é razoavelmente grande, mas tende a aumentar. Os grandes problemas relacionados ao desenvolvimento da nação e da humanidade – como aquecimento global, uso de biotecnologia, bicombustíveis, desequilíbrios ecológicos, recuperação de áreas degradadas – estão vinculados à atuação desse profissional. Cabe a ele buscar soluções para esses problemas", explica o professor, que completa: "praticamente todas as áreas de atuação dos Biólogos são promissoras, com destaque para os segmentos de Meio Ambiente, Biotecnologia, Biologia Molecular, que inclui estudos de mapeamento genético, além de estudos de Saúde: Biologia Sanitária, Saúde Pública e Saneamento Básico".

Como ingressar na área

Para o educador, a melhor maneira de o Biólogo iniciar a sua carreira profissional é por meio de realização de estágios. "Ele deve atualizar-se continuamente por meio de realização de cursos de pós-graduação, participação em congressos e outros eventos científicos. Considerando os problemas ambientais, acredito que no futuro próximo profissionais voltados à análise ou gerenciamento de impactos ambientais exercerão posições de destaque no mercado de trabalho", prevê o coordenador da São Judas.


Rogerio Jovaneli/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: www.saber.srv.br
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

16/08/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.