MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Ciência da Computação

Quem traz as soluções

Redação
Publicado em 23/03/2007, às 14h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um profissional de Ciência da Computação não é um especialista em montagem de computadores. Muito longe disso. Na realidade, ele é, mais do que qualquer coisa, um estudioso dos conceitos e teorias da computação, preparado para resolver problemas reais, aplicando soluções que envolvam computação. Para tanto, faz uso de sua sólida formação em áreas como estruturas de informação, linguagens de programação, desenvolvimento e análise de sistemas.

"O profissional dessa área pode atuar em uma gama muito ampla de atividades profissionais que podemos entender, divididas em três grandes conjuntos: infra-estrutura de redes e telecomunicações; engenharia de software (incluindo desenvolvimento, suporte e integração de sistemas); pesquisa e tecnologia, bem como na área acadêmica", afirma Maurício Nacib Pontuschka, coordenador do curso de Ciência da Computação da PUC-SP.

Segundo ele, o profissional desse setor possui uma formação abrangente que inclui conhecimentos em cálculo, física, geometria, matemática discreta e administração, além das disciplinas de lógica, programação, grafos, modelagem de software, complementada por disciplinas mais específicas como inteligência artificial, computação gráfica, sistemas operacionais, entre outras.

"Dependendo do perfil do aluno, o mesmo poderá assumir tipos diferentes de atuação na área da Computação. Caso tenha um perfil mais retraído e tímido, ele poderá atuar como técnico ou como programador, não tendo, necessariamente, que manter contato com clientes. Caso tenha um perfil mais expansivo, poderá atuar em atividades de maior exposição, em reuniões de levantamento de requisitos de software com clientes ou até assumindo cargos gerenciais", explica Pontuschka.

Curso

Segundo o educador, o curso de Ciência da Computação possui uma duração de quatro anos, sendo ministradas disciplinas tais como Lógica, Desenvolvimento de Algoritmos, Física Experimental, Matemática Discreta, Álgebra, Cálculo Diferencial e Integral, Probabilidade e Estatística, Sistemas Operacionais, Banco de Dados, Redes, Teoria da Computação, Engenharia de Software – Modelagem/Processos e Modelos Sistêmicos, entre outras.

"Este curso é oferecido em muitas escolas inclusive públicas. É um curso que está presente praticamente em todo o País", lembra o coordenador.

Mercado

Para o professorPontuschka, o mercado atual para profissionais formados em Ciência da Computação está aquecido. Segundo ele, falta mão-de-obra qualificada. "É difícil encontrar alunos nossos do 3º e 4º ano que não estejam colocados em estágios ou programas de trainee. O formado, normalmente, pode escolher entre algumas opções de trabalho, incluindo empresas grandes e multinacionais", destaca o coordenador, que acrescenta: "trata-se de uma profissão dinâmica e muito gratificante".

De acordo com o educador da PUC, as maiores contratantes são empresas de telecomunicação, telefonia, bancos, processadoras de cartões de crédito e consultorias. "Considero promissoras as áreas de Desenvolvimento de sistemas web de forma integrada com sistemas de back-office das empresas; de Implantação e integração de sistemas ERP; Telecomunicações e de Suporte de infra-estrutura de redes de computadores", afirma.

Participar de programas de estágio e trainee. Essa é a dica do coordenador para quem está iniciando na área. Em termos de atualização, Pontuschka recomenda que o profissional freqüente cursos de especialização que, segundo ele, fornecem uma visão conceitual e técnica mais aprofundada e normalmente auxiliam o aluno a realizar a transição para novas formas de encarar a área e de exercer suas atividades profissionais. "Consultar sites de grandes empresas da área da computação, como IBM, Sun, Microsoft, Borland também é importante", completa.

Remuneração

Dependendo da área de atuação e da formação do profissional, é possível obter ótimos rendimentos nessa profissão, conforme relata o coordenador da PUC: "a remuneração inicial de um profissional contratado é de, aproximadamente, R$ 2.500,00 e pode subir até R$15.000,00, caso exerça as suas atividades no desenvolvimento de projetos de software. É muito comum um profissional que atinja o topo da faixa salarial mude sua atuação para cargos de diretoria ou até presidência de empresas, a fim de aumentar ainda mais a sua remuneração", finaliza.


Rogerio Jovaneli/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: www.saber.srv.br
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

22/03/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.