MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Ciências Atuariais

Curso tem ênfase em Matemática e Estatística

Redação
Publicado em 10/08/2007, às 14h41

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Profissionais especializados em calcular riscos, os Atuários têm boas possibilidades no mercado de trabalho, podendo atuar em companhias de Seguros, instituições financeiras, entidades de Previdência Privada e de Fundos de Pensão, entre outros segmentos


Já imaginou ingressar em uma área onde há muita demanda e poucos profissionais? Muita calma, não é sobre Tecnologia que estamos falando. Na verdade, o assunto é Ciências Atuariais, uma carreira ainda pouco conhecida, mas extremamente promissora.

Olívio Luccas Filho, atuário da AGF Brasil Seguros, empresa do grupo Allianz, explica o que faz esse profissional: "o Atuário é preparado para avaliar riscos, determinar preços de seguro, elaborar planos de previdência e de capitalização, calcular as provisões técnicas das seguradoras, das entidades de previdência privada e de capitalização, entre outras atividades".

Coordenador do curso de Especialização em Estatística Aplicada a Seguros da Fecap, o professor Olívio informa quais são os campos de atuação para Atuários: "eles podem trabalhar com Fundos de Pensões; em instituições financeiras; companhias de Seguros; empresas de Capitalização; órgãos oficiais de Previdência (Municipal, Estadual e Federal); entidades de Previdência Aberta; empresas de Assessoria e Consultoria Atuarial; órgãos de Fiscalização; Previdência Social; Perícia Técnica Atuarial, atuando em processos judiciais que envolvem o cálculo atuarial; Auditoria Atuarial; Planos de Saúde".

Atividades

O trabalho do Atuário é predominantemente burocrático, por isso, deve ser meticuloso, organizado, possuir boa concentração e apreço por realizar trabalhos técnicos.

Veja, na seqüência, algumas das atividades executadas por esse profissional:

• analisar e organizar relatórios e tabelas, contendo dados estatísticos, estudos de mercado e amostragens sobre as atividades que precisará calcular riscos e retornos;
• estudar informações de clientes, tais como idade, sexo, histórico, marca de automóvel, hábitos de consumo etc., a fim de poder calcular as probabilidades de acidentes ou perdas;
• utilizar programas de computador para calcular as variáveis envolvidas: preço e condições financeiras do seguro, retorno esperado e risco envolvido.

Curso

Atualmente, apenas 11 instituições de ensino oferecem cursos de graduação em Ciências Atuariais reconhecidos pelo Ministério da Educação em todo o País: além da Fecap, a modalidade é ministrada nas Universidades Federais do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará; PUC (SP e MG), entre outras. A duração média é de quatro anos.

"O curso de Ciências Atuariais é fortemente focado nas áreas de Estatística e Matemática. Geralmente, as disciplinas básicas do curso são compostas por Matemática, Estatística, Direito, Contabilidade e Economia e matérias específicas como Matemática Financeira, Probabilidade, Matemática Atuarial e Modelagem Estatística", esclarece o educador da Fecap.

Perfil

De acordo com o professor Olívio, o curso de Ciências Atuariais tem ênfase em Matemática e Estatística. "Por isso, quem pretende optar por estudar essa profissão precisa gostar de matérias na área de Exatas", ressalta o educador, que completa: "o profissional formado nessa área terá um perfil que o tornará capaz de desenvolver produtos: planos de seguros e de previdência, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos, fixando preços, elaboração de relatórios de estatísticas diversas, preparação de Avaliação Atuarial e provisões técnicas, que são obrigação das seguradoras. É uma carreira muito interessante para quem gosta de cálculos e de filosofia de seguros".

Mercado

O mercado de trabalho para Atuários é bastante promissor, uma vez que há carência de profissionais no setor, conseqüentemente, menos concorrência. "O setor é extremamente atraente, pois há pequena oferta desse profissional frente a uma ampla demanda, constituída principalmente por companhias de Seguros, instituições financeiras, entidades de Previdência Privada e de Fundos de Pensão", analisa o coordenador da Fecap. E prossegue: "no início da carreira, as melhores oportunidades estão nos programas de trainees e estágios oferecidos pelas seguradoras e empresas de consultoria e auditoria. O profissional dessa área deve estar o mais atualizado possível, procurando aprender e desenvolver novas metodologias de cálculo de preços e provisões e novas ferramentas estatísticas de BI (Business Intelligence)".

Sites indicados

Tanto estudantes quanto profissionais da área contam com boas opções de sites na Internet, onde poderão atualizar-se sobre o assunto. Veja alguns deles, indicados pelo coordenador da Fecap:

www.ans.gov.br
www2.irb-brasilre.com.br
www.fenaseg.org.br
www.susep.gov.br
www.ipea.gov.br/default.jsp
www.actuaries.org


Rogerio Jovaneli/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: www.saber.srv.br
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

09/08/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.