MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Confeitaria e Panificação

Prazer em servir

Redação
Publicado em 09/02/2007, às 14h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com o objetivo de formar um profissional capaz de atuar de forma produtiva, competitiva, criativa e diferenciada no crescente mercado de alta confeitaria, pães especiais e chocolates sofisticados, a Universidade Anhembi Morumbi oferece o único curso superior de Confeitaria e Panificação do País. A nova modalidade visa garantir ao aluno competências como empreendedor e também para as artes culinárias.

"O profissional formado nesse curso vai tomar o lugar de quem não tem formação, pois ele conhecerá mais sobre o que faz. O graduado nessa área não só executa, mas tem uma visão mais ampla", afirma Rafael Barros, coordenador do curso da Anhembi Morumbi, profissional graduado pelo Instituto de Artes de Fort Lauderdale no Programa de Artes Culinárias e especializado em Chocolate pela International School of Confectionary Arts. Extremamente otimista, no que tange às possibilidades de carreira nesse segmento, Barros cita algumas áreas de atuação para formados no curso: "é possível trabalhar em hotéis, restaurantes, navios, padarias, spas e hospitais. Inclusive, esta última tem crescido bastante. É uma das mais promissoras no setor", aponta.

PERFIL

Amor pela área. Essa é uma das exigências para quem quer se tornar um profissional de Confeitaria e Panificação, de acordo com o coordenador do curso de Confeitaria e Panificação da Anhembi Morumbi. Segundo ele, saber se comunicar, gostar de pesquisar sobre o assunto e ter disponibilidade para trabalhar em horários diversos complementam o perfil ideal do candidato a essa carreira. "Não se trata de uma profissão. É um estilo de vida, por isso é preciso estar satisfeito, sentir prazer em servir e gostar de ver a satisfação do cliente. Se você quer ter os fins de semana e feriados livres, esqueça essa profissão, já que enquanto os outros estão se divertindo, você vai estar trabalhando, servindo", enfatiza Barros.

CURSO

O curso superior de Tecnologia em Confeitaria e Panificação, ministrado na Universidade Anhembi Morumbi, tem dois anos de duração, com 25% de parte teórica e 75% de aula prática, mais 360 horas de estágio supervisionado.

De acordo com o coordenador, os alunos desse curso têm contato com disciplinas como Administração Aplicada à Gastronomia, Dietética e Nutrição, Gestão Empreendedora, Panificação de Criação, Confeitaria Artística e Internacional, Direito e Legislação de Serviços de Alimentação, História do Chocolate, Chocolate – Esculturas, Bebidas e Confeitaria, entre outras.

"O formado nessa modalidade deverá iniciar no mercado como Ajudante de Padaria, Confeiteiro ou Padeiro. Um recém-formado que comece atuando como Confeiteiro recebe em torno de R$ 1.000,00. Em hotéis internacionais, o salário pode chegar a até R$ 1,6 mil. Recomendo que o iniciante na área primeiro adquira experiência, aprenda mais sobre a carreira e só depois abra o seu ‘próprio negócio’", finaliza Barros.

Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

09/02/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.