MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Construção civil

Determinante para o crescimento do país

Redação
Publicado em 30/03/2007, às 15h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Profissional pode atuar em empresas diversas, desenvolvendo atividades nas áreas de edificações (edifícios comerciais, residenciais, industriais, institucionais), serviços (controle tecnológico, gestão de documentação técnica, gestão de projetos), redes de infra-estrutura urbana, movimento de terra, obras viárias e rodoviárias, ferroviárias, aeroportuárias, portuárias, barragens e obras públicas


O curso Técnico de Construção Civil habilita o profissional a elaborar o projeto de uma obra, planejar a sua execução, acompanhar e orientar tecnicamente a execução e a manutenção de obras, empregando métodos, técnicas de trabalho e processos construtivos em escritórios e canteiros de obra, utilizando instrumentos, aparelhos e equipamentos próprios da construção, seguindo normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho.

O profissional desse segmento pode atuar em empresas diversas, desenvolvendo atividades nas áreas de edificações (edifícios comerciais, residenciais, industriais, institucionais), serviços (controle tecnológico, gestão de documentação técnica, gestão de projetos), redes de infra-estrutura urbana, movimento de terra, obras viárias e rodoviárias, ferroviárias, aeroportuárias, portuárias, barragens e obras públicas.

"O Técnico pode trabalhar na indústria da construção civil e seus sub-setores da cadeia produtiva, construtoras, gerenciadoras, incorporadoras, empreiteiras, reforma, manutenção de gás, recuperação de edificações, laboratórios e como autônomo", afirma João Batista da Silva, coordenador da Escola Senai "Orlando Laviero Ferraiuolo", em São Paulo.

Curso

A formação de Técnico de Construção Civil proporciona ao aluno uma visão sistêmica da cadeia produtiva da indústria da Construção Civil. No Senai-SP, onde é possível fazer o curso de forma gratuita (ver mais informações ao final dessa reportagem), essa modalidade é ministrada ao longo de quatro semestres, sendo dividida em módulos, conforme explica o coordenador: "no básico, o aluno aprende desenho técnico, sistema e processos construtivos, elétrica, hidráulica e comunicação; no módulo I, ele desenvolve habilidades em representação gráfica, recebendo a qualificação de Desenhista da Construção Civil; no módulo II, são ministradas competência relacionadas à realização de controle e ensaios tecnológicos de materiais, sendo conferida ao estudante a qualificação de Laboratorista de Ensaios de Materiais da Construção Civil. No módulo final, são desenvolvidos componentes de gestão, relata Silva".

O educador lembra, ainda, que "para obter o certificado de Técnico em Construção Civil pelo Senai, é preciso cumprir, além da fase escolar, estágio supervisionado com duração mínima de 400 horas".

De acordo com o coordenador, essa área é indicada a pessoas que gostem do setor de construção civil, que sejam organizadas, tenham visão sistêmica, capacidade de relacionamento interpessoal, entre outras características.

Mercado

Segundo o educador do Senai, o mercado para profissionais desse segmento está bastante aquecido. "O setor tem recebido investimentos em novas tecnologias (materiais, processos construtivos e tecnologia da informação). É uma área determinante para o crescimento do País, com desafios na área ambiental, de saúde e segurança do trabalho, ressalta Silva, que acrescenta: "temos recebido diversas solicitações em busca de estagiários e profissionais, principalmente devido ao lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do pelo Governo Federal", enfatiza Silva.

O coordenador recomenda o trabalho em Construtoras, Escritórios de Arquitetura e Projetos, Empreiteiras, Instaladoras, Empresas de Manutenção, Laboratórios de Ensaios Tecnológicos. Para ele, estas são algumas das áreas de atuação mais promissoras nessa profissão. "A melhor maneira de iniciar na carreira é por meio de realização de estágio, pois facilita para que o profissional possa detectar qual atividade no setor é mais adequada ao seu perfil", diz.

Informações

No Senai-SP são oferecidas diversas habilitações, incluindo o curso Técnico de Construção Civil, que é ministrado na Escola "Orlando Laviero Ferraiuolo", no bairro do Tatuapé, nos períodos da manhã (das 8 às 11h15) e à noite (das 18h45 às 22 horas).O telefone da escola é: (11) 6191-6176).

Para ingressar nesse e em outros cursos do Senai-SP, o aluno deverá obter aprovação no Processo Seletivo da instituição. O próximo receberá inscrições de 2 a 16 deste mês (ver reportagem sobre o assunto na página B-6).


Rogerio Jovaneli/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

29/03/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.