MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Enfermagem

Gente que cuida de gente

Redação
Publicado em 16/02/2007, às 14h24

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A função do Enfermeiro é cuidar do indivíduo, da família ou da comunidade, desenvolvendo ações de prevenção de doenças, promoção, recuperação e reabilitação à saúde. É responsável pelo conforto, acolhimento e bem-estar das pessoas.

As suas atividades são exercidas em hospitais (públicos e privados), ambulatórios, unidades de saúde, maternidades, empresas, creches, pesquisa em laboratórios, escolas de graduação, como docente, gerente de grandes laboratórios, ind

ústrias, entre outros.

"O Enfermeiro é gente que cuida de gente. O cuidar na Enfermagem exige conhecimento científico, desenvolvido no curso de graduação de quatro anos, responsabilidade para com a comunidade e respeito ao paciente. Por isso, o candidato a essa carreira deve gostar de cuidar, de estudar, ter bom relacionamento, equilíbrio emocional e estar sempre aberto a inovações", afirma Laís Helena Ramos, professora associada do Departamento de Enfermagem da Unifesp.

CURSO

Segundo a educadora da Unifesp, há mais de 300 escolas de Enfermagem no País, sendo 30% delas públicas, ligadas a grandes universidades. Essa modalidade varia entre 3.500 a 4.500 horas/aula, sendo desenvolvida em quatro anos.

"O curso é composto por disciplinas das áreas básica, clínica, de cirurgia, psiquiatria, saúde coletiva, obstetrícia, pediatria e gerenciamento da assistência de enfermagem. O estudante terá contato com matérias como sociologia, ética, legislação, psicologia", relaciona Laís, que acrescenta: "de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação, são determinados, por lei, estágios não remunerados curriculares nos serviços de saúde de 1ª, 2ª e 3ª complexidade. Estas diretrizes definem também o estágio supervisionado durante o 4º ano de graduação, quando o aluno pode optar por uma área de conhecimento".

MERCADO

A oferta de emprego, segundo a professora, obedece as tendências do mercado, sendo maior em hospitais particulares, onde existe uma seleção rígida de candidatos. "O programa Saúde da Família [do Governo Federal] vem oferecendo, desde 2002, o maior número de vagas nas UBS [Unidades Básicas de Saúde]. A carga horária de trabalho é de oito horas/dia, e os salários variam de acordo com o local de trabalho, área de atuação, se a organização é pública ou privada, entre outros fatores", ressalta Laís.

Para ela, os segmentos de Geriatria, Gerontologia e Assistência Domiciliária são bem promissores para Enfermeiros. "A oferta [de vagas] corre junto com a transição demográfica, isto é, vive-se mais hoje por uma série de fatores e, assim, as áreas de Geriatria e Gerontologia, juntamente com Assistência Domiciliária, são as mais procuradas", analisa.

De acordo com a educadora, ao longo da carreira, o Enfermeiro poderá alcançar altos cargos na administração pública e privada. "Por outro lado, é possível exercer a enfermagem de forma liberal e, ainda, seguir a carreira docente, com possibilidade de chegar a um posto de Professor Titular, ou, ainda, poderá trabalhar como pesquisador, consultor", afirma Laís, que finaliza: "recomendo que o profissional de Enfermagem procure preparar-se técnico-cientificamente, esteja atento às inovações da área de saúde e atualize-se em informática. Deve, também, fazer cursos de especialização, participar de congressos na área que atua, de grupos de estudo e pesquisa, ler periódicos nacionais e internacionais".


Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

16/02/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.