MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Licenciatura em Matemática

Licenciatura x Bacharelado

Redação
Publicado em 01/06/2007, às 14h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Para falar sobre o assunto, o JC&E convidou Luis Carlos Barbosa Oliveira, coordenador do curso de Matemática da Uninove em São Paulo. Entre outros assuntos, o educador explica as diferenças entre Licenciatura e Bacharelado nessa área. Confira, a seguir, a entrevista completa


JC&E –
Quais as atribuições do Licenciado em Matemática?
Coord. Luis Carlos Barbosa Oliveira (Uninove) – O licenciado tem a vocação de lecionar aulas de Matemática para o ensino médio e fundamental. Contudo, essa não é a única atividade que este profissional pode exercer. Devido à excelente visão quantitativa e lógica, também exerce atividades na área Financeira; na área de Estatística, como consultor; na área de Informática, atuando como programador e analista de sistemas, entre outras áreas que necessitem de profissionais com facilidade para resolver problemas.

JC&E –Do que o aluno precisa gostar para seguir essa carreira?
Oliveira – De maneira geral, o aluno precisa gostar de números, cálculos e raciocínio lógico.

JC&E –Como é o curso?
Oliveira – O curso de Licenciatura em Matemática da Uninove, cuja duração é de seis semestres (3 anos), tem disciplinas específicas da área, como Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica e Análise Matemática, além de disciplinas de Física que habilitam o profissional a lecionar aulas de Física no ensino médio. O curso também tem disciplinas específicas de Educação, como Didática, Psicologia da Educação e Política Educacional, para formar um profissional mais humanista. Há, ainda, estágio obrigatório de 400 horas e Trabalho de Conclusão de Curso.

JC&E –Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura?
Oliveira – O Bacharel em Matemática tem uma formação voltada para exercer a atividade de pesquisador. Este profissional precisa continuar a sua trajetória acadêmica cursando o mestrado e doutorado em Matemática para depois exercer a atividade de pesquisador. O Licenciado, por sua vez, reúne as competências e habilidades para lecionar no ensino fundamental e médio. Este é o único profissional habilitado para lecionar a esses alunos.
Para atuar no ensino superior, tanto o Licenciado como o Bacharel precisam cursar, no mínimo, uma pós-graduação, em cujo currículo conste as disciplinas de Metodologia de Ensino e Pesquisa e Didática do Ensino Superior.

JC&E – Como está o mercado de trabalho?
Oliveira – O mercado de trabalho para professores de Matemática está aquecido. Na rede estadual, há uma carência de aproximadamente 20.000 professores nessa disciplina. Nos colégios particulares, também existe demanda por esses profissionais já que poucos candidatos se formam nessa profissão.

JC&E – Qual a melhor maneira de iniciar, profissionalmente, no setor?
Oliveira – Para o professor iniciante, a melhor maneira de iniciar no mercado de trabalho é procurar as escolas estaduais e candidatar-se a professor eventual, que é o professor que substitui os professores efetivos quando estes precisam se ausentar. Atuar como professor eventual não requer muita responsabilidade e dá ao profissional iniciante uma excelente experiência e bagagem.
Como todas as demais carreiras, é muito importante que o profissional faça constantes reciclagens de seu saber e sua prática. Para isso, é muito importante a continuidade da vida acadêmica, fazendo cursos de pós-graduação e se possível mestrado e doutorado, que valorizam ainda mais o currículo do profissional.

JC&E – Qual a remuneração média desse profissional?
Oliveira – Apesar de se saber que os professores da rede estadual e municipal têm baixos salários, algumas escolas particulares pagam excelentes salários. Em inicio de carreira, é possível ter um salário de, aproximadamente, R$ 1.000,00. Após se estabelecer na profissão, o professor pode obter rendimentos de até R$ 7 mil ou mais, dependendo do número de horas/aula.

JC&E – Onde é possível obter mais detalhes sobre a área?
Oliveira – Acredito que o profissional de Educação deve estar sempre antenado em relação às políticas educacionais e constantes alterações das mesmas. Por isso, é muito importante consultar o site do MEC: www.mec.gov.br.


Rogerio Jovaneli/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

31/05/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.