MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Técnico em Movelaria

Mercado promissor

Redação
Publicado em 22/06/2007, às 14h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Ao longo de seus mais de três anos de existência, a seção "Profissões & Cursos" sempre se preocupou em informar aos leitores sobre as diferentes possibilidades de carreira, sejam de nível técnico ou superior. Nesta semana, abordaremos, pela primeira vez, o segmento de Movelaria. Para tanto, convidamos para falar sobre o assunto o professor Pedro Sanches Bardini, coordenador do curso técnico de Movelaria da Escola Senai "Almirante Tamandaré", em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Confira.

JC&E –O que faz o Técnico em Movelaria?
Coord. Pedro Sanches Bardini (Senai-SP) – O profissional dessa área participa do planejamento das ações de produção moveleira, coordena tecnicamente o processo produtivo e faz a gestão dos profissionais envolvidos, considerando os aspectos relativos à preservação do meio ambiente e à segurança, podendo, ainda, executar atividades de produção, com ênfase em desenho de móveis. É possível trabalhar em toda a cadeia produtiva do segmento tecnológico da Madeira e Mobiliário, nas indústrias de móveis e marcenarias.

JC&E –Do que o aluno precisa gostar para seguir essa carreira?
Bardini – É necessário ter interesse pela área tecnológica da Madeira e Mobiliário. Além disso, é importante que seja criativo, saiba trabalhar em equipe, bem como tenha iniciativa e aptidão para trabalhar com madeira e afins.

JC&E –Como é o curso?
Bardini – O curso de técnico em Movelaria tem por objetivo habilitar profissionais em planejamento e coordenação de processos de produção moveleira, por meio de ações que visem à qualidade e produtividade desses processos, em empresas fabricantes de móveis estofados, de madeira e de metais. A carga horária é de 1.200 horas/aula, mais estágio de 400 horas (total de 1.600 horas), sendo o curso ministrado durante quatro semestres letivos (quatro horas por dia).

JC&E –Quais disciplinas são ministradas nesse curso?
Bardini – Comunicação Oral e Escrita, Estilos e Tendências do Mobiliário, Sistemas de Medidas e Representação Gráfica, Processo Produtivo Moveleiro – Madeira, Relações Humanas, Tecnologia Moveleira I, Processo Produtivo Moveleiro – Estofados, Projetos de Desenho de Móveis e Ambientes, Processo Produtivo Moveleiro – Metal, Tecnologia Moveleira II, Segurança e Preservação Ambiental, Gestão de Pessoas e da Qualidade, Projetos de Produção Moveleira, Estágio Supervisionado.

JC&E –Fale sobre o mercado de trabalho.
Bardini – Considero promissor o mercado de trabalho para Técnicos de Movelaria, pois com o avanço tecnológico em máquinas e equipamentos, necessita-se, cada vez mais, de profissionais altamente qualificados nesse segmento.

JC&E –Quais as áreas de atuação mais promissoras nesta carreira?
Bardini – Posso citar o planejamento de produção; coordenação de processo produtivo moveleiro; gestão de profissionais envolvidos no processo produtivo moveleiro; e a atuação na área de projeto e desenho de móveis. Além de dar vazão à criatividade, tendo o prazer de desenvolver trabalhos manuais, o técnico poderá trilhar uma carreira profissional dinâmica e ascendente e terá conhecimentos e competência para o empreendedorismo, podendo tornar-se empresário do setor.

JC&E –Quaisos pontos positivos e as maiores dificuldades para profissionais dessa área que ingressam no mercado de trabalho?
Bardini – Como ponto positivo destaco a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos habilidades e atitudes adquiridas durante o curso. Já em termos de dificuldade, podemos considerar o maior empenho que o técnico formado deverá ter para manter-se em sintonia com a tecnologia do setor, que tem apresentado crescimento e desenvolvimento constante, sob pena de ficar desatualizado.

JC&E –Qual a melhor maneira de iniciar nessa carreira?
Bardini – Recomendo iniciar estagiando em empresa da cadeia da madeira e mobiliário. Essa é certamente uma excelente porta de entrada no mercado. Outra dica é continuar estudando em cursos de especialização e aperfeiçoamento, ler e acompanhar trabalhos técnicos do segmento, freqüentar feiras e eventos do setor para estar antenado com as novidades do mercado, não esquecendo de acompanhar de perto a grande profusão de lançamentos de softwares para projetos de móveis e ambientes.

Raio X da Profissão

O que faz
O Técnico em Movelaria participa do planejamento das ações de produção moveleira, coordena tecnicamente o processo produtivo e faz a gestão dos profissionais envolvidos, além de executar atividades de produção, com ênfase em desenho de móveis.

Onde atua
Indústrias do setor Moveleiro.

Como é o curso
O curso técnico na área de Movelaria tem por objetivo habilitar profissionais em planejamento e coordenação de processos de produção moveleira, por meio de ações que visem à qualidade e produtividade desses processos, em empresas fabricantes de móveis estofados, de madeira e metais.

Onde estudar
Três escolas do Senai no Estado de São Paulo oferecem a modalidade: além da "Almirante Tamandaré", localizada na av. Pereira Barreto, nº 456, em São Bernardo do Campo, cujo telefone é o (11) 4122-5877, é possível fazer o curso nas seguintes unidades: Escola Senai "Luiz Scavone" (Rua Alfredo Massaretti, 191 – Itatiba, SP – Tel. (11) 4538-2546) e no Centro Tecnológico de Formação Profissional da Madeira e do Mobiliário de Votuporanga – CEMAD (Rua Barão do Rio Branco, 193 – Votuporanga, SP – Telefax (17) 3422-4551.

Como ingressar
A inscrição e a matrícula no curso técnico de Movelaria podem ser feitas por candidatos que comprovem a conclusão do ensino médio. É preciso, ainda, obter aprovação no processo seletivo, realizado duas vezes por ano (o próximo deverá receber inscrições em setembro deste ano, com cobertura completa do Jornal dos Concursos & Empregos).


Rogerio Jovaneli/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

21/06/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.