MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Treinador de Futebol

Curso inédito é oferecido em São Paulo

Redação
Publicado em 28/12/2007, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Inédito no País, curso – ministrado pela UnG em parceria com o Sindicato dos Treinadores Profissionais de Futebol do Estado de São Paulo – visa formar profissionais capacitados e com conhecimentos muito além das quatro linhas do gramado.

Veja, a seguir, entrevista realizada com Angelo Palmisano, diretor geral dos cursos superiores de tecnologia da instituição. Entre outros assuntos, o dirigente fala sobre a necessidade de preparo do profissional de futebol. Confira.

JC&E – Como surgiu a idéia da implementação desse curso na UnG?
Angelo Palmisano – O ensino tecnológico no País vem se desenvolvendo e passa a contemplar as mais diversas áreas do conhecimento. Há cerca de 10 anos, tínhamos por volta de 300 cursos superiores de tecnologia no País. Hoje, esse número chega a cerca de quatro mil. A UnG atua há vários anos com a oferta de cursos tecnológicos nas mais diversas áreas e, com o objetivo de ampliar essas áreas e em resposta às necessidades dos mais diversos campos do mercado de trabalho, vem criando novas possibilidades de uma formação em nível superior por meio do oferecimento de cursos tecnológicos, como é o caso do curso superior de Tecnologia em Treinamento de Futebol, cuja primeira turma iniciará no primeiro semestre de 2008.

JC&E – Parece que o curso é realizado com a ajuda do Sindicato dos Treinadores de Futebol do Estado de São Paulo. Fale sobre essa parceria entre a entidade e a UnG.
Palmisano – A UnG estabeleceu parceria de cooperação com o Sindicato dos Treinadores Profissionais de Futebol do Estado de São Paulo, por meio de seu atual presidente, Mario Travaglini. O objetivo dessa parceria é somar a experiência no ensino superior da universidade com a experiência e conhecimento no campo específico do Treinamento em Futebol do Sindicato.

JC&E –Há técnicos com pouca qualificação atuando no mercado. Vários deles são ex-jogadores. Quais as vantagens daqueles que saem da sala de aula para o campo?
Palmisano –
É inegável o papel do ensino superior na formação do cidadão, tanto no plano individual como no campo profissional. A universidade possibilita a aquisição de conhecimentos pelas suas metodologias de ensino que aliam teoria e prática para uma adequada formação.
O conjunto desses conhecimentos é capaz de aumentar as capacidades analíticas dos alunos e, como conseqüência, melhorar as suas possibilidades de acertos nas mais diversas decisões que precisam tomar.

JC&E – A procura pelo curso é maior entre pessoas comuns ou por gente que já está no meio do futebol: atletas, ex-jogadores, preparadores etc.?
Palmisano – O público é bastante diversificado. Somos procurados por pessoas que já estão no meio do futebol e por aqueles que gostariam de ingressar nessa área. Isso já era por nós esperado, afinal, o futebol é o esporte nacional. Esse curso é mais uma alternativa para os jovens que buscam uma formação universitária.

JC&E – Qual é o perfil necessário para quem quer se tornar um profissional dessa área? Treinar um time exige que características e qualificações?
Palmisano – É preciso gostar de futebol e acompanhar o que acontece na área, ter boa capacidade de comunicação, raciocínio rápido, habilidades em relacionamento com pessoas e gostar de estudar, uma vez que como todas as áreas de conhecimento estão em constante evolução e transformação, assim é também no campo dos esportes.

JC&E – O que mudou em termos de exigência de qualificação do treinador de futebol? Como deve ser o novo treinador? Entender só do que acontece dentro de campo é o bastante?
Palmisano – O conjunto de conhecimentos hoje exigido de cada profissional é cada vez maior em todas as profissões. Assim também é com o técnico de futebol. Quanto melhor for o seu preparo maior será o seu valor no mercado. Afinal, as empresas compram o nosso trabalho, que representa uma mercadoria e como toda mercadoria tem o seu valor e as empresas se dispõem a pagar os salários em função desse valor.

JC&E – Fale sobre o curso.
Palmisano – Esse curso de Treinamento em Futebol é inédito no País. Somente a UnG o oferece. Ele tem a duração de dois anos e está estruturado em quatro semestres que chamamos de módulos. No primeiro deles, tratamos dos Fundamentos e Bases do Futebol; no segundo, abordamos questões ligadas ao Esporte e à Saúde; no terceiro, o assunto é Legislação e Treinamento do Futebol; e, por fim, no último módulo, tratamos da Gestão Esportiva e da Carreira Profissional. As disciplinas que formam cada um dos módulos possuem atividades teóricas e práticas.

JC&E – De que forma o mercado irá absorver os formados no curso de Treinamento em Futebol?
Palmisano – É crescente a necessidade de profissionalização nessa área. É preciso ter em mente que clubes, grêmios, associações, escolas e empresas possuem equipes de futebol e precisariam contar com profissionais especializados para cuidar dessas equipes.
O segmento do futebol busca profissionalização. E a profissionalização se dá exatamente por meio do preparo para assumir essa função. Natural que experiência na área e um bom relacionamento contam muito.

JC&E – Como o profissional pode atualizar-se sobre a área? Que dica você daria para quem quer conhecer mais sobre o assunto?
Palmisano – Como educador dou três dicas: estudar, estudar e estudar. Vale lembrar que estudar não é somente se debruçar sobre livros. É preciso estar antenado e conectado ao mundo. Ler sobre os assuntos que envolvem a área, participar de discussões e praticar o que sabe.
Sugiro que o interessado nessa carreira acesse o site do Sindicato dos Treinadores Profissionais de Futebol do Estado de São Paulo (

www.sitrepfesp.org.br). O endereço sempre apresenta novidades em relação ao que acontece na área.

Raio X da Profissão

O que faz
O Técnico de Futebol trabalha na área de treinamento da modalidade em clubes desportivos.

Como é o curso
Fruto de parceria entre a UnG e o Sindicato dos Treinadores Profissionais de Futebol do Estado de São Paulo (Sitrepfesp), o curso tem dois anos de duração, dividido em quatro grandes módulos contendo disciplinas como Sociologia, História do Futebol, Psicologia, Comunicação, Nutrição Aplicada ao Esporte, Fisiologia, Direito no Futebol, Arbitragem, Treinamento Tático e Técnico, Gestão Esportiva, Liderança de Equipes etc.

Onde estudar
Único no País, o curso superior de Treinamento de Futebol é ministrado pela UnG - Universidade de Guarulhos em sua Unidade Guarulhos-Centro: Praça Tereza Cristina, nº 1, Centro - Guarulhos/SP. Mais informações pelo telefone (11) 6464-1700 ou no site www.ung.br.


Rogerio Jovaneli

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: www.dinamicaconsultoria.com.br
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

27/12/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.